Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.
Cultura

 

 

A revista infantojuvenil Baïka dedicou o seu primeiro número de 2022 a Portugal, já depois de ter dedicado o verão de 2018 a outro país lusófono, o Brasil.

A Baïka foi criada em 2015 por Noémie Monier com o objetivo de fazer descobrir às crianças francesas, entre os 8 e os 12 anos, o gosto pela viagem, os países do mundo e a diversidade cultural, tudo visando uma melhor e mais fluida compreensão deste amplo mundo que é o nosso. Além destes objetivos estruturais, a revista pretende igualmente dar a palavra às crianças que, embora nascidas ou instaladas em França, para que possam falar da experiência de quem vive por dentro uma dupla ou mesmo tripla cultura.

Como é viver numa casa onde se fala quatro línguas? Como é conviver com tantas e tão diversas gastronomias ou tradições?

Cada número trimestral da revista é dedicado a um país graças a entrevistas, documentários, bandas desenhadas e jogos, tudo ricamente ilustrado e sem publicidade. O próprio papel da revista é produzido levando em consideração uma abordagem ecológica para melhor preservar o nosso planeta.

Nesta edição dedicada a Portugal – o número 25 – a revista Baïka leva as crianças a viajar pelo estreito retângulo que se espraia a ocidente da Península Ibérica: do Cartaxo a Lisboa, o pequeno leitor poderá descobrir a paixão de Nelson pela confeção de pastéis de natas, a origem da energia de Patrícia Mamona ou a história de Beatriz, uma criança que chegou a França com os pais diretamente para uma turma de sixième e que conta aos pequenos leitores as razões que levaram a família a vir para França, as dificuldades sentidas nos primeiros tempos e aquilo de que mais sente falta em Portugal.

Uma viagem completa pela cultura e a geografia portuguesas. Um guia cultural ilustrado de 48 páginas – as ilustradoras são Huayi Jiang, Lola Oberson, Felicita Sala e Edith Chambon – que recebeu o apoio do CNL (Centre National du Livre) e que pode ser encontrado nos locais de venda habituais ou, caso prefira pode ser adquirido AQUI.

Se quiser continuar este périplo pelo mundo que a revista Baïka nos oferece, fique já a saber que a edição número 26 o vai levar até à Costa Rica, país encravado entre o Pacifico e o Atlântico.

 

Donativos LusoJornal

 

X