Revista «Geminações» é apresentada hoje no Consulado de Portugal em Paris

O Consulado-Geral de Portugal em Paris vai ser palco, esta quinta-feira, do lançamento oficial da revista sobre geminações entre França e Portugal, cujo objetivo é divulgar o que fazem as cidades que estabeleceram protocolos de cooperação.

A revista bilingue, que vai ser publicada de dois em dois meses, chama-se «JG Magazine – Jumelages/Geminações» e surge da constatação de um «vazio editorial», disse à Lusa Ricardo José Rodrigues, Diretor da publicação.

«Nós decidimos criar esta revista sobre geminações porque constatámos que não havia circulação da informação, a não ser entre os respetivos municípios, e vimos que o público em geral e até as próprias associações envolvidas gostariam de ter informações sobre o que as cidades geminadas tinham feito até aqui ou o que vão fazer», explicou Ricardo José Rodrigues.

Outro objetivo do jornalista, que vive em França há 36 anos, é incrementar e reativar as atividades culturais, escolares e empresariais entre as cidades geminadas. «Há cidades geminadas há longos anos e inativas ou sem trocas entre elas e seria bom que a revista incentivasse essas cidades. Também queremos que haja mais trocas a nível escolar, com viagens de estudo às cidades geminadas. É também uma tentativa para que haja um incremento das trocas empresariais entre estes municípios, sabendo que há uma grande aposta dos municípios portugueses em se internacionalizar», acrescentou.

A edição número um é dedicada às geminações entre Monção e Vigneux-sur-Seine, Lourinhã e Deuil-la-Barre, com reportagens sobre as cidades e as suas atrações culturais, entrevistas com o Secretário de Estado das Comunidades, José Luís Carneiro, com autarcas e com um empresário da diáspora.

«A nível editorial, a ideia é apresentar as cidades a nível turístico, histórico, gastronómico. Depois, fazemos um frente a frente entre os respetivos Presidentes de Câmara francês e português. Damos, ainda, destaque a um grande empresário emigrante que seja oriundo dessa cidade portuguesa e às associações que estejam envolvidas numa geminação. Também queremos tentar publicar uma agenda das várias cidades geminadas», descreveu Ricardo José Rodrigues.

A revista a cores, de 64 páginas, tem uma tiragem de 10.000 exemplares, vai ser distribuída na região de Paris e nas cidades geminadas que vão surgindo na publicação, sendo financiada por publicidade a empresas portuguesas em França.

Para além de Ricardo Rodrigues, que também é jornalista da Rádio Alfa, a apresentação vais er feita por Jean-Pierre Pinheiro, Diretor da Agência de Turismo de Portugal em França.