Saúde: O que é a Hipertensão Arterial (HTA)?

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

É uma doença crónica caracterizada por níveis elevados de pressão sanguínea nas artérias, isto é, o sangue está a exercer demasiada força contra a parede das artérias, o que leva a múltiplas alterações e a lesão da parede arterial.

Assim, a HTA constitui um fator de risco muito importante para muitas doenças.

A relação entre a Pressão Arterial (PA) e o risco de eventos cardiovasculares é contínua, isto é, quanto mais elevados forem os valores de PA, maior o risco, e essa relação inicia-se desde valores bastante baixos de PA, a partir de 115mmHg de PA sistólica (PAS) – também chamada vulgarmente de PA máxima, e de 75mmHg de PA diastólica (PAD) – também chamada vulgarmente de PA mínima.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, define-se HTA como a PA medida no consultório e que tenha valores de PAS iguais ou superiores a 140mmHg e/ou PAD iguais ou superiores a 90mmHg.

Assim, considera-se:

– PA ótima, se TAS <120mmHg e TAD <80mmHg;

– PA normal, se TAS entre 120-129mmHg e/ou TAD entre 80-84mmHg;

– PA normal alta, se TAS entre 130-139mmHg e/ou TAD entre 85-89mmHg;

– HTA Grau 1, se TAS entre 140-159mmHg e/ou TAD entre 90-99mmHg;

– HTA Grau 2, se TAS entre 160-179mmHg e/ou TAD entre 100-109mmHg;

– HTA Grau 3, se TAS ≥180mmHg e/ou TAD ≥110mmHg;

– HTA sistólica isolada, se TAS ≥140mmHg e TAD <90mmHg;

No entanto, o que se considera atualmente melhor é tentar atingir valores de PA até 120-70mmHg nas pessoas abaixo dos 65 anos, e de 130/70mmHg nos com 65 anos ou mais.

.

Prevalência:

Estima-se que haverá cerca de 1,3 biliões de pessoas no mundo com HTA, com uma prevalência na idade adulta de 30-45%.

Em Portugal, estima-se que a prevalência é de 42,6%.

A HTA é mais comum à medida que a idade avança, com uma prevalência superior a 60% em pessoas acima dos 60 anos.

Estima-se que menos de metade dos hipertensos estejam medicados com fármacos anti-hipertensores e que apenas 11,2% estejam controlados.

.

Consequências:

A HTA é considerada a principal causa global de morte prematura, sendo responsável por quase 10 milhões de mortes por ano no mundo, a maioria por doença cardíaca isquémica (4,9 milhões – sobretudo enfarte do miocárdio), o acidente vascular cerebral hemorrágico (2 milhões) e o acidente vascular cerebral isquémico (1,5 milhões).

Em Portugal estima-se que 32% do total dos óbitos se devem a doenças cardiovasculares.

Assim, a HTA aumenta muito o risco de enfarte do miocárdio, de morte súbita, de insuficiência cardíaca, de acidente vascular cerebral, de doença arterial periférica, de doença renal crónica, de doença ocular e de disfunção sexual, entre outras.

Por cada aumento de 20mmHg de PAS e/ou de 10mmHg de PAD, o risco de eventos cardiovasculares duplica.

.

Como diagnosticar?

A HTA é, muitas vezes, uma doença silenciosa que vai estragando os órgãos-alvo e muitas vezes manifesta-se através das doenças que produziu nesses órgãos (enfarte do miocárdio, acidente vascular cerebral,… etc).

No entanto, pode-se traduzir por sintomas como: dores de cabeça, tonturas, visão turva, sensação de desequilíbrio, palpitações, fadiga, dor no peito, etc.

Assim, para diagnosticar a HTA é preciso medir a PA e verificar que os seus valores se encontram acima dos limites considerados normais.

A medição deve ser feita no consultório, mas também pode ser feita em casa e por medição ambulatória da PA de 24h, com aparelhos adequados, calibrados e cumprindo as boas regras para a medição.

Todos os adultos acima dos 18 anos devem medir a sua PA e, se for ótima, devem medir pelo menos a cada 5 anos; se for normal, a cada 3 anos; e, se for normal alta, anualmente. As pessoas com mais de 50 anos devem fazer medições mais frequentemente, uma vez que o risco de HTA aumenta com a idade.

.

Há pessoas com maior risco para HTA?

Sim. Para além da idade, a raça, o sexo e a hereditariedade também têm influência.

Mas muito relevante é o consumo de sal, a alimentação inadequada, o consumo excessivo de álcool, o tabagismo, a obesidade, o sedentarismo e o stress.

Não devemos esquecer que a HTA associa-se muitas vezes a outros fatores de risco cardiovascular, como a diabetes, a hipercolesterolemia, para além do tabagismo e da obesidade já mencionados acima, o que multiplica o risco de lesão de órgão-alvo.

Depois, há outras doenças, muito mais raras, que se podem associar a HTA.

.

Como prevenir a HTA?

A melhor maneira de prevenir a HTA é através de um estilo de vida saudável ao longo de toda a vida, isto é:

– alimentação equilibrada e com restrição de sal;

– exercício físico regular;

– controlar o peso;

– abstenção tabágica;

– moderação no consumo de álcool

– controlar os outros fatores de risco cardiovascular, como a diabetes e o colesterol.

.

Como tratar a HTA?

Para além das medidas acima e que são para todos, é importante salientar que HTA é uma doença crónica e que, portanto, o tratamento é contínuo e para toda a vida, devendo ser individualizado consoante as características e evolução do doente.

Os medicamentos anti-hipertensores diminuem e atrasam o risco de ocorrência de complicações como o enfarte do miocárdio, o acidente vascular cerebral e a doença renal crónica.

Assim, estima-se que a diminuição da PAS em 10mmHg ou de PAD em 5mmHg se associa a uma diminuição do risco relativo em:

– 20% dos eventos cardiovasculares;

– 10-15% da mortalidade total;

– 35% dos acidentes vasculares cerebrais;

– 20% dos eventos coronários, como o enfarte do miocárdio;

– 40% de insuficiência cardíaca.

No entanto, e nunca é demais recordar, os medicamentos na embalagem não fazem efeito. É preciso tomá-los, e tomá-los na dose e no horário certo.

Também é muito importante ir controlando os valores de PA regularmente, pois poderá ser necessário ajustar a medicação.

.

Mensagens finais:

– É muito importante medir a PA de modo a poder ser feito o diagnóstico atempado de HTA e também para se poderem fazer os ajustes terapêuticos como necessários.

– Ter alimentação equilibrada e com restrição de sal, fazer exercício físico regular, não fumar, restringir o consumo de álcool, manter o controlo adequado do peso, e controlar e tratar os outros fatores de risco cardiovascular é fundamental para todos.

– A medicação deve ser rigorosamente cumprida.

– Devem ser seguidas as orientações do Médico Assistente.

Não esquecer que controlar a PA e os outros FRCV é a melhor maneira de preservar a saúde.

Dra. Mónica Mendes Pedro
Cardiologista
Sociedade Portuguesa de Cardiologia

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]