LusoJornal / Carlos Pereira

Secretária de Estado Berta Nunes visitou o Consulado Geral de Portugal em Paris

A nova Secretária de Estado das Comunidades Portuguesas iniciou hoje uma visita de quatro dias à Comunidade portuguesa de França. Berta Nunes chegou ontem à noite a Paris, acompanhada pela Adjunta Luísa Pais Lowe e visitou esta manhã o Consulado Geral de Portugal em Paris.

A Secretária de Estado foi recebida pelo Cônsul Geral António de Albuquerque Moniz, pelo Cônsul Geral Adjunto João de Mello Alvim, pelo Adido Social Joaquim do Rosário e pelo Chanceler Leonel Rebelo. Berta Nunes visitou todos os serviços, falou com os funcionários e foi questionando sobre o funcionamento do Consulado.

Em declarações ao LusoJornal, Berta Nunes começou por destacar “o espírito de equipa, de inter-ajuda e de motivação das pessoas que contactei hoje aqui, percebi que todos dão o seu melhor e que, apesar de haver alguma falta de pessoal – que foi referida e que iremos certamente ter em conta – há também a referir uma grande melhoria das instalações, do equipamento, da eficiência do próprio equipamento, da organização, nomeadamente com o agendamento”.

Berta Nunes saiu satisfeita da visita ao Consulado, considerando que “posso dizer que está a funcionar muito bem, com muito empenho de toda a equipa e quero realçar a preocupação com um atendimento eficaz aos Portugueses que aqui têm de se dirigir”.

No Consulado Geral de Portugal em Paris, o atendimento é feito por marcação e Berta Nunes pediu explicações para perceber como funcionava. “Apesar de estarmos com um agendamento que pode ter um período de espera de um a dois meses, foi-me referido que todos os casos urgentes são atendidos no próprio dia e isso é muito importante dizer. Porque quando fazemos um agendamento normal, podemos esperar um mês ou dois, mas quando temos uma urgência, precisamos de ser atendidos com rapidez” explicou ao LusoJornal. “Aqui no Consulado estão bem organizados nesse sentido e têm uma resposta às situações de urgência que eu quero aqui realçar, porque de facto mostra um grande empenho em responder às necessidades das pessoas, tentando que elas esperem o mínimo possível e tentando que os seus problemas sejam resolvidos atempadamente”.

A Secretária de Estado ficou satisfeita com a “organização” do posto consular, referindo que “aqui tentam sempre melhor”. E deu um exemplo: “estávamos a ver o serviço de entrega de Cartões de cidadão, que já tem algumas sugestões de melhoria para evitar que as pessoas esperem aqui. Estão já a estudar uma solução para as pessoas não esperarem. Queria realçar esta preocupação, porque de facto os serviços consulares têm de prestar um serviço de qualidade e o mais célere possível. Esse tem de ser o principal objetivo”.

As chefias do Consulado transmitiram à Secretária de Estado, a preocupação com o quadro de pessoal. O Consulado de Paris tem mais de 900.000 inscritos e conta com 68 funcionários, 12 dos quais estão a trabalhar nas antenas do Consulado em Tours, Orléans, Nantes e Lille. “Evidentemente que para prestarem um bom serviço, têm de ter as condições e quando estamos a fazer estas visitas, estamos a tentar perceber in loco quais são as dificuldades”. Mas Berta Nunes destacou também “o grande investimento que se tem feito aqui, não só em termos de infraestruturas como de equipamentos que tem também facilitado muito o atendimento e apesar de ter diminuído o número de funcionários, têm sabido manter um número de atendimento bastante satisfatório. Temos de estar atentos à questão dos recursos humanos, até porque há pessoas que se vão reformar e tem de haver aqui um planeamento para haver substituição para não entrarmos em situações de degradação do serviço” disse Berta Nunes ao LusoJornal, no final da visita ao posto consular.

Por um momento, Berta Nunes ainda tentou estabelecer contacto com Portugueses que estavam numa das três salas de espera do Consulado, mas a conversa não pegou e a Governante acabou por não falar com os utentes.

Ainda esta noite, a Secretária de Estado vai jantar com as Chefias do posto consulares e com os responsáveis pelos serviços.

A visita da Secretária de Estado continua esta sexta-feira e sábado em Paris e na região parisiense, e segue depois para Bordeaux e Lyon.