Embaixada de França

Secretário de Estado Clément Beaune esteve em Portugal

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

O Secretário de Estado junto do Ministro da Europa e dos Negócios Estrangeiros, Clément Beaune, responsável pelos Assuntos Europeus, esteve em Lisboa, na quarta e quinta-feira desta semana, dias 25 e 26 de novembro, para uma visita de trabalho sobre a Presidência portuguesa do Conselho da União Europeia.

Portugal vai assumir esta presidência no próximo dia 1 de janeiro de 2021.

Clément Beaune reuniu-se com a sua homóloga Ana Paula Zacarias, Secretária de Estado portuguesa dos Assuntos Europeus. Segundo nota da Embaixada de França em Portugal, falaram “das prioridades da Presidência portuguesa e dos desafios estruturantes da agenda europeia para os próximos meses: a Europa social – eixo forte da Presidência portuguesa – as transições ecológicas e digitais, o respeito pelo Estado de direito, o reforço da autonomia estratégica europeia, nomeadamente no plano industrial”.

Nesse encontro também foram tratados os temas da resposta europeia à crise sanitária, a rápida aplicação do plano de recuperação, o reforço das fronteiras externas e a governação do espaço Schengen, a luta contra o terrorismo, bem como as prioridades relacionadas com as relações externas da União Europeia.

Clément Beaune teve ainda oportunidade de se encontrar com a conselheira para assuntos europeus do Primeiro Ministro português, Patrícia Cadeiras, e com o Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina.

O Secretário de Estado encontrou-se com representantes da sociedade civil e da imprensa francesa e portuguesa, dando nomeadamente uma entrevista para a televisão portuguesa no âmbito do programa “Europa Minha”.

Interviu na conferência organizada pelo Instituto Português das Relações Internacionais e pela TEPSA (Trans European Policy Studies Association) sobre o tema «Geopolitics of Europe and European Defense».

Esta visita constitui uma oportunidade renovada de lembrar a riqueza das relações bilaterais entre a França e Portugal, como o prova a Temporada Cruzada Portugal-França prevista para 2022.

O Secretário de Estado francês visitou a Fundação Calouste Gulbenkian e falou com Carlos Moedas, antigo Comissário Europeu e Administrador da Fundação.

 

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]