Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas José Luís Carneiro foi confirmado na sexta-feira na lista de candidatos às eleições legislativas pelo círculo eleitoral do Porto.

Durante algum tempo, José Luís Carneiro foi dado como certo nos círculos da emigração, mas acabou por estar confirmado no Porto, onde já foi eleito Deputado na última eleição.

A Comissão política distrital do PS/Porto aprovou a lista de candidatos a Deputados, colocando a professora Rosário Gamboa no segundo lugar da candidatura liderada por Alexandre Quintanilha e marcada pelo “rejuvenescimento” e “representatividade regional”.

A lista aprovada inclui, para além de Rosário Gamboa, ex-Presidente do Instituto Politécnico do Porto, José Luís Carneiro, Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, uma estreia, a de Cristina Moreira, vice-Presidente da Câmara de Lousada.

Na mesma sessão, os Socialistas aprovaram ainda os nomes de João Paulo Correia, Deputado do PS eleito pelo Porto a caminho da quarta legislatura, e Tiago Barbosa Ribeiro, também Deputado e ex-Presidente da concelhia portuense. Seguem-se Isabel Oneto, atual Secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, e João Torres, Secretário de Estado da Defesa do Consumidor.

A ordem dos lugares pode sofrer alterações quando integrar as escolhas da quota nacional, que são cinco, e, além de Alexandre Quintanilha, devem incluir João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente que é uma estreia na lista de candidatos a Deputados pelo Porto, e Ana Paula Vitorino, Ministra do Mar, que já tinha sido candidata pelo Porto em 2015, afirmaram à Lusa várias fontes da distrital.

Pela primeira vez na lista surge Pedro Sousa, Presidente da Junta de Freguesia de Matosinhos, Carlos Brás, Vereador da Câmara de Gondomar, e Eduardo Barroco Melo, líder da Juventude Socialista do Porto.

Também a estrear-se na candidatura a Deputados estão José Carlos Barbosa, licenciado em Engenharia Eletrotécnica, e a neurofisiologista Isabel Sofia Andrade. Outra novidade é Pedro Braga de Carvalho, mestre em Direito, eleito pelo PS na Assembleia Municipal do Porto, e ex-Assessor de Azeredo Lopes, antigo Ministro da Defesa.

As principais mudanças na lista do Porto dizem respeito às saídas de Alberto Martins, Renato Sampaio, Isabel Santos (eleita eurodeputada) e Luísa Salgueiro, Presidente da Câmara de Matosinhos, que em 2015 estavam entre os seis primeiros lugares da candidatura.

Nas eleições legislativas de 2015, no círculo eleitoral do Porto, o PS elegeu 14 Deputados.

 

LusoJornal Artigos

Gostou deste artigo? Vote, participe!
Votação do Leitor 2 Votos
4.8
X