Uma senha ser-lhe-á enviada por correio electrónico.

O Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, visitou esta quinta-feira, no início da tarde, o Centro Penitenciário de Fresnes, nos arredores de Paris, onde se encontrou 15 cidadãos portugueses ali detidos.

“Esta deslocação insere-se no quadro das competências dos serviços consulares que regularmente visitam cidadãos portugueses detidos no estrangeiro” diz uma nota da Secretaria de Estado enviada às redações.

José Luís Carneiro esteve acompanhado pelo Cônsul Geral Adjunto de Portugal em Paris, João de Melo Alvim, e pelo Presidente da Santa Casa da Misericórdia de Paris, António Fernandes.

Também o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, enviou uma “mensagem de solidariedade” a “todas as pessoas detidas” em Portugal e no estrangeiro, elogiando as visitas que o Governo fez aos reclusos portugueses em prisões francesas.

“O Presidente da República, neste tempo de Natal, envia uma mensagem de solidariedade espiritual e de esperança a todas as pessoas detidas em estabelecimentos prisionais, em Portugal ou no estrangeiro, e respetivas famílias”, é referido numa nota colocada no ‘site’ da Presidência.

Na nota, Marcelo “regista com apreço a iniciativa do Governo” de “visitar os Portugueses detidos em estabelecimentos prisionais em França, na zona de Paris, bem como o programa de Natal destinado a apoiar os detidos portugueses no estrangeiro”, protagonizada pelo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro.

“Reafirmando que ninguém está condenado para sempre, circunstância alguma pode sacrificar os direitos fundamentais destes cidadãos que estão num processo de reabilitação pessoal e social. São cidadãos, mulheres e homens, iguais a todos os portugueses em dignidade e cidadania”, acentua o Presidente da República.

Em Paris, o Secretário de Estado participou ainda no Jantar de Natal da Academia do Bacalhau de Paris, desta vez realizado no Hotel Mariott.

 

Gostou deste artigo? Vote, participe!
Votação do Leitor 4 Votos
4.9
X