Seleção sub-19 de hóquei em patins quer “reconquistar” título mundial e defronta a França no domingo


A Seleção portuguesa masculina de sub-19 já chegou a Novara, Itália, onde decorre o Mundial da modalidade, entre 08 e 14 deste mês. Portugal está no inserido no Grupo B e vai enfrentar a França, este domingo, a Colômbia, na segunda-feira, e a Itália, na terça-feira. O posicionamento das equipas nos dois grupos existentes vai definir os emparelhamentos dos quartos de final.

O Selecionador Vasco Vaz leva na bagagem a vontade de reconquistar o título, depois de ter revalidado o de Campeão europeu.

“O objetivo é reconquistar. É ganhar mais um Campeonato do mundo, é lógico. Da Europa já somos ‘bi’ [Campeões] e agora o objetivo é esse”, disse à Lusa Vasco Vaz.

O Selecionador de hóquei em patins dos sub-19, aos 64 anos, soma cinco títulos internacionais no seu currículo: um mundial em 2003 (quando a competição ainda era de sub-20) e quatro vitórias em Campeonatos europeus em 2003, 2005, 2021 e 2023.

Carlos Vaz defendeu que o objetivo, em qualquer competição, é “lutar para o título, porque o hóquei em patins é uma modalidade de top mundial”.

O Selecionador disse à Lusa que o estágio que terminou na quarta-feira, no Luso, teve como foco trabalhar a equipa para chegar à final. “Nós temos um objetivo: é chegar à final. Temos uma primeira fase e o objetivo primeiro é passar essa fase, depois há um segundo objetivo que é chegar à final e, finalmente, um terceiro, que é, estando lá, logo vemos o que é que acontece”, disse.

LusoJornal