Socialistas portugueses da Europa querem criar Federação


Os Socialistas portugueses na Europa vão reunir no próximo dia 24 de maio, em Bruxelas numa “Conferência para a Criação de uma Federação da Europa do Partido Socialista”. Trata-se de uma iniciativa do antigo Presidente do Conselho Regional da Europa do Conselho das Comunidades Portuguesas e militante socialista Pedro Rupio.

A Conferência destina-se exclusivamente aos militantes socialistas espalhados pelo continente, desde que previamente inscritos, sendo possível participar de forma remota (online), numa iniciativa de um grupo de militantes das secções do PS na Europa que esperam que o momento “marcará o início de uma nova fase de organização, articulação e projeção política da presença do PS na Diáspora”.

“A conferência tem como objetivo formalizar a proposta de criação de uma Federação do PS na Europa, através da aprovação do Regulamento Interno, da eleição de uma Comissão Instaladora e da apresentação do Manifesto fundador. Será um espaço de escuta ativa, debate democrático e compromisso político” dizem os organizadores.

.

Federações do PS no estrangeiro foram suprimidas por José Lello

Já pelo passado houve várias Federações do Partido Socialista espalhadas pela Europa, nomeadamente uma em França, presidida por Manuel de Almeida, numa altura em que já havia várias Secções do Partido Socialista neste país. Manuel de Almeida chegou a ser candidato às eleições legislativas e só não foi eleito por ter também a nacionalidade francesa e, na altura, não podiam ser eleitos cidadãos com duas nacionalidades, desde que uma delas fosse de um país do círculo eleitoral pelo qual concorria.

Uma reforma bastante contestada pelos Socialistas da Europa, pilotada por José Lello, antigo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e então responsável pelas relações internacionais do Partido, extinguiu as Federações no estrangeiro, apesar de contestações muito ativas, nomeadamente da Federação da Suíça, liderada por Manuel de Melo.

Esta proposta dos militantes socialistas pretende regressar a uma organização federativa dos socialistas na Europa. “Contamos com a mobilização e o contributo de todas e todos que acreditam numa ação política socialista mais forte, coordenada e representativa das Comunidades Portuguesas na Europa”.

O evento vai durar todo o dia 24 de maio, das 09h30 às 17h00, na Foundation for European Progressive Studies, em Bruxelles.