Telma Brites Almeida no Instituto Alter’Brasilis

O Instituto Alter’Brasilis organiza esta sexta-feira, dia 25 de janeiro, às 19h00, um encontro literário com a escritora Telma Brites Alves.

A iniciativa que decorrerá em português e que girará em torno do livro “Gaia: a roda da vida” será moderada pela jornalista e escritora Mazé Chotil.

“Gaia: a roda da vida” conta a história de Gaia Gottesstein, que aos sete anos de idade, misteriosamente, perde a sua mãe num um acidente de avião. Nove anos depois, o pai desaparece no fundo do mar sem deixar vestígios.

Gaia é forçada a deixar os Estados Unidos onde morava e as pessoas que ela amava para viver sob a tutela de seus tios numa pequena cidade na Alemanha. A jovem encontra-se assim no coração de uma história enigmática relacionada com o passado da sua família sendo ela o personagem central.

A sobrevivência de Gaia vai depender da crença e aceitação dos projetos para os quais ela está predestinada. E é-lhe colocada a questão do limite entre a realidade e o imaginário.

Telma Brites Alves nasceu em 1963 na Bahia. Aos 10 anos, mudou-se para Salvador, onde estudou teatro amador e formou-se em ciências sociais na UFBA (Universidade Federal da Bahia), tendo-se especializado em antropologia médica. Quando era adolescente, Telma Brites Alves adorava ler Kafka, Simone de Beauvoir e Sartre. Depois dos seus estudos e em busca de aventura, mudou-se para a Guiana Francesa. Em 1997, veio para a França e passou o CAPES (Certificat d’Aptitude au Professorat de l’Enseignement du Second Degré) para ensinar português. Vive, atualmente, em Sechtem, na Alemanha, onde leciona português numa uma escola particular. Telma Brites Alves passa seu tempo livre a cuidar da sua família e a realizar o seu sonho como escritora.

O Instituto Alter’Brasilis existe desde 2010 e tem como principal objetivo a difusão da cultura brasileira em França e a promoção da língua portuguesa. Para além das aulas de português, o Instituto organiza colóquios e manifestações culturais e artísticas que vão desde a literatura ao cinema.

Entrada livre.

 

Institut Alter Brasilis

2 rue de Turenne

75004 Paris

www.alterbrasilis.com

 

[pro_ad_display_adzone id=”20983″]