UGT quer campanha de informação para evitar exploração laboral de emigrantes

A UGT quer organizar uma nova campanha de informação para Portugueses que pretendam emigrar, para evitar que acabem explorados por «empresários sem escrúpulos», disse à Lusa o Secretário-geral daquela central sindical, Carlos Silva.

O Secretário-geral da UGT diz que continua a haver casos de pessoas que «vêm ao engano», «com o objetivo de ter um bom salário», mas acabam por ter dificuldades para fazer face ao custo de vida ou mesmo a ser explorados.

«As pessoas antes de virem têm de perceber quem é que os contrata, mesmo sendo empresários ou pseudo-empresários portugueses, que muitas vezes aqui chegam e deixam as pessoas ao deus dará», disse à Lusa Carlos Silva.

«Às vezes as pessoas chegam a um ponto que, quando se querem ir embora, nem dinheiro têm para regressar ao país», acrescentou, defendendo a necessidade de «criar canais de informação que cheguem às pessoas».

A iniciativa poderá recorrer a ‘flyers’ com informação para quem pretende emigrar, à imagem do que sucedeu com a campanha «Emigrar de olhos abertos», da Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas. «Infelizmente, há determinadas campanhas que não podem parar no tempo», defendeu Carlos Silva, recordando que «se mantém um certo fluxo de trabalhadores portugueses que vêm ao encontro de melhores condições de vida».

«Infelizmente, o país ainda não está em pleno emprego. Estamos num crescimento bastante importante, ultrapassando até o que alguns arautos da desgraça diziam não ser possível, mas também há muitos que ainda têm de encontrar o seu lugar ao sol e há 8,9% de desempregados em Portugal», afirmou.