Ambassade de France au Portugal

Uma centena de empresários do Medef35 foram a Lisboa à descoberta da “Capital da inovação”


Uma delegação de uma centena de empresários do departamento Ille-et-Vilaine (35) esteve durante três dias em Lisboa para as 23° edição dos Encontros Internacionais, organizados pelo Medef35. O tema deste ano foi “Lisboa, Capital da inovação”.

A delegação viajou de Rennes para Lisboa, num voo privado, na quarta-feira 16 de outubro, de manhã. O dia foi dedicado à instalação no hotel, mas também à descoberta da cidade. Também houve um encontro com Parlamentares portugueses e uma receção no final do dia, na Embaixada de França em Lisboa, onde foram recebidos pela Embaixadora Hélène Farnaud-Defromont.

Na quinta e na sexta-feira foi organizado um vasto e rico programa de conferências e de visitas a empresas, para que a delegação francesa descubra e conheça melhor o ecossistema português.

“A Comissão europeia designou oficialmente Lisboa como sendo a Capital europeia da inovação em 2023, atribuindo-lhe um prémio de um milhão de euros. Este reconhecimento sublinha a implicação excecional da Lisboa para encorajar a inovação e ultrapassar os desafios urbanos utilizando a tecnologia para lutar contra a exclusão” diz uma nota do Medef35 enviada aos seus aderentes.

Na quinta-feira de manhã, o Medef organizou uma sessão plenária para apresentar as relações bilaterais entre os dois países e os dados económicos comparados. Apresentou também o sistema patronal português e as relações sindicais, assim como o “verdadeiro hub” de ligação com o Brasil, Moçambique, Angola, Cabo Verde,… Também foi organizada uma mesa-redonda sobre empresários franceses em Portugal.

Durante a tarde, os empresários franceses visitaram algumas empresas, como a Sugal (inovação no setor agroalimentar), a Metals Cubotonic (inovação na indústria tradicional) e a Forvia Palmela (inovação no setor da indústria automóvel).

O dia acabou com um jantar de gala luso-francês com os parceiros portugueses.

As visitas às empresas continuaram na sexta-feira, nomeadamente ao Porto de Setúbal (inovação no setor da logística portuária), à francesa Lauak (inovação no setor da indústria aeronáutica), à A4F See More (inovação no setor da energia) e à WTC Lisboa (inovação no setor da Real Estate).

Numa nota enviada aos seus aderentes, o Medef35 explica que Portugal tem cerca de 10,5 milhões de habitantes, com 5,3 milhões de ativos e distingue-se por um nítido crescimento económico, confirmado pelos indicadores económicos atrativos: uma taxa de desemprego de 6,5%, um crescimento de 2,3%, uma dívida pública que passou, em 2022, de 112% do PIB para 99,1% em 2023, uma inflação de 4,3% em 2023, com previsão de 2% em 2024, com um PIB por habitante de 23.531 euros em 2022 (comparado com os 38.775 euros da França) e um salário mínimo de 957 euros no dia 1 de janeiro de 2024.

O grupo regressou a Rennes ontem à noite, também num voo privado.

LusoJornal