Lionel Delalleau‎

Uma lápide partida e bandeiras rotas no Cemitério militar português de Richebourg

Uma das 1.831 lápides do Cemitério militar português de Richebourg caiu na semana passada, partida na base. As lápides têm vindo a deteriorar-se com o tempo e muitas das inscrições estão hoje praticamente invisíveis. A Liga dos Combatentes, entidade que se ocupa da preservação deste Cemitério militar português no norte da França, teve de mandar fazer, por ocasião do Centenário da Batalha de La Lys, umas placas metálicas com o nome dos soldados, para que continuem a ser identificadas as respetivas campas.

A campa caída pertence ao soldado 18821, Joaquim Custódio, de Pinhel, da 3ª Brigada de Infantaria do Regimento de Infantaria 12. Este soldado morreu em combate a 2 de abril de 1918, alguns dias antes da Batalha de La Lys.

Aliás, duas árvores que entretanto cresceram no interior do Cemitério estão também a deteriorar algumas campas. Esta situação tem sido denunciada há já alguns anos.

A redação do LusoJornal constatou também, esta semana, o estado lastimável em que se encontra a bandeira portuguesa no Cemitério militar português de Richebourg.

 

[pro_ad_display_adzone id=”25427″]