Velejador francês resgatado ao largo de Viana do Castelo após três dias de avaria no motor

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

Um velejador francês de 67 anos foi resgatado ontem pela Capitania de Viana do Castelo, ao largo da praia do Cabedelo, onde estava fundeado há três dias por não comunicar a avaria no motor elétrico pelo canal correto.

“O senhor estava bem, tranquilo, não aparentava desgaste. Explicou que andava a usar o canal 9, mas este canal não é utilizado para chamadas de emergência. As chamadas de emergência são feitas através do canal 16”, explicou o Capitão do porto e comandante da Polícia Marítima (PM) de Viana do Castelo.

Contactado pela Lusa, Silva Lampreia adiantou que o homem, de nacionalidade francesa, foi encontrado, às 15h00, a cerca de 1,5 milhas da praia do Cabedelo, na freguesia de Darque, durante uma “ação normal de treino” da embarcação salva-vidas.

“Detetámos o veleiro fundeado numa zona que não é usual. Abordámos a embarcação. O velejador solitário pediu ajuda para ser rebocado, o que veio a acontecer”, especificou Silva Lampreia.

A embarcação está atracada, desde as 16h30, na marina a montante da ponte Eiffel de Viana do Castelo, tendo o velejador sido notificado para reparar a avaria no motor elétrico para poder seguir caminho”.

O veleiro zarpou, no dia 10 de março, da Île d’Yeu, uma ilha francesa localizada a norte do Golfo da Biscaia e “com destino incerto”.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

LusoJornal