212 anos da Batalha do Bussaco assinalados com teatro, música e cerimónias militares

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

 

A Câmara Municipal da Mealhada e o Exército Português assinalam os 212 anos da Batalha do Bussaco com teatro, com um concerto pela Orquestra Ligeira do Exército e com as cerimónias militares e protocolares, no dia 27, na Mata do Bussaco.

As comemorações dos 212 anos da Batalha do Bussaco – que se assinalam dia 27 – tiveram início este sábado, com a apresentação de uma peça de teatro que transportou o público ao ambiente das Invasões Francesas, em 1810.

Outro momento alto das comemorações é o concerto pela Orquestra Ligeira do Exército, hoje à noite, domingo, na Alameda do Casino do Luso.

No dia 27, data do aniversário da batalha, o palco será do Exército Português.

No Obelisco, as cerimónias protocolares iniciam com o hastear das bandeiras dos países envolvidos no conflito – Portugal, Reino Unido e França -, seguindo-se o cortejo histórico-militar e religioso do Museu Militar ao Terreiro do Monumento.

No mesmo local, realiza-se a demonstração da força militar, a missa campal e a cerimónia de homenagem aos mortos.

Realizar-se-á ainda a feira anual do Bussaco, espetáculos de música e dança, bem como atividades de promoção da Rota de Napoleão e dos locais mais emblemáticos da efeméride.

A Batalha de Bussaco (distrito de Aveiro) foi travada durante a Terceira Invasão Francesa, no decorrer da Guerra Peninsular, na Serra do Bussaco, a 27 de setembro de 1810.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]