
A Guarda Nacional Republicana (GNR) associou-se à associação Cap Magellan para acolher os emigrantes na fronteira de Vilar Formoso, no sábado passado. Na operação estava também presente o Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, Emídio Sousa.
“A Guarda Nacional Republicana (GNR) aconselha todos os condutores a uma condução defensiva e, se necessário, durante a viagem, que façam paragens para descansar”, afirmou o Comandante do Destacamento de Trânsito da GNR da Guarda, Tenente Paulo Rodrigues.
Um conselho a que se junta um pedido para “efetuar um planeamento adequado à respetiva viagem e também devem adequar a condução às condições do respetivo veículo”.
A sensibilização é feita enquanto deixa uma “mensagem de boas-vindas a todos os emigrantes que estão a regressar” a Portugal para que “possam estar com as suas famílias”.
No saco que é oferecido a todos os veículos que não seguem diretos pela autoestrada e optam por passar a fronteira em Vilar Formoso, “primeiro momento de paragem em Portugal”, indica o Tenente, vai também um panfleto com alertas para os riscos de incêndio, com conselhos a ter.
“Os incêndios florestais têm preocupado os portugueses a através desta campanha de segurança rodoviária também estamos a tentar transmitir os cuidados a ter”, como, por exemplo, “não atirar lixo nem cigarros e cigarrilhas para zonas florestais”.
O Tenente falava aos jornalistas na fronteira de Vilar Formoso, concelho de Almeida, distrito da Guarda, no decorrer da ação de sensibilização, Sécur’Été 2026 – Verão em Portugal”, promovida pela associação Cap Magellan, que tem uma “parceria fundamental” com a GNR para estas iniciativas.






