Morreu Ricard Demarcy, cofundador com Teresa Mota, do Naïf Théâtre

Richard Demarcy, o encenador francês que se apaixonou por Portugal, que casou com a atriz Teresa Mota e pai de Emmanuel Demarcy-Mota, Diretor do Théâtre de la Ville, faleceu esta semana em Paris, com um tumor no cérebro, com 76 anos de idade e vai ser cremado amanhã, sexta-feira, 24 de agosto, no Cemitério do Père Lachaise, em Paris, às 15h30.

Richard Demarcy fundou com Teresa Mota, em 1972, a companhia de teatro Naïf Théâtre. Foi etnólogo e sociólogo, militante e intervencionista, lutou contra racismos e intolerâncias, levou o 25 de Abril para os palcos, tanto em França como em Portugal, onde chegou a viver depois da Revolução e ficou ligado para sempre à fundação do Centro Dramático de Évora, Cendrev, que ainda hoje existe. Contribuiu muito para que Fernando Pessoa fosse conhecido em França, encenando, por exemplo, a “Ode Marítima”.

Com Teresa Mota montou vários espetáculos que ficarão para a história do teatro francês, como “Le Secret” que apresentou em Montreuil, “Barracas” que apresentou, também com Teresa Mota, no Festival de Avignon de 1978 ou, um ano depois, “La Chasse du Snark” de Lewis Carroll que apresentou no Centre Georges Pompidou.

Esteve em Portugal na semana passada para assistir à representação da peça “Estado de Sítio” de Albert Camus que o filho Emmanuel Demarcy-Mota encenou no Teatro S. Luís, em Lisboa – o filho único que lhe seguiu os passos e que o acompanhou na doença até ao fim da vida.

Portugal fica a dever muito a Richard Demarcy.