Concerto de Fado comemorou os 45 anos da Associação Portuguesa de Aulnay-sous-Bois

No passado sábado, dia 17 de novembro, o teatro Jacques Prévert de Aulnay-sous-Bois, acolheu um espetáculo de fado para comemorar os 45 anos da Associação Cultura Portuguesa daquela cidade dos arredores de Paris.

A organização quis propor um espetáculo de fado original, propondo ao público a descoberta do fado cantado por uma fadista, Jenyfer Rainho, um fadista Joaquim Campos, e pelo violino da virtuosa Natalia Juskiewicz, uma Polaca a residir em Portugal, que desenvolveu o projeto de “cantar” fado com um violino.

Esta proposta artística foi um sucesso. Se a maioria do público conhecia o fado cantado por senhoras, para algum público francês foi uma descoberta ver um homem a cantar fado.

A segunda parte foi uma autêntica experiência musical. A violonista Natalia Juskiewicz interpretou vários fados com o seu violino, acompanhada à guitarra portuguesa por Rodolfo Godinho e à viola por Carlos Garcia.

Com mais de 400 pessoas presentes, cada artista foi ovacionado com destaque particular para a atuação de Natália Juskiewicz, que no final foi chamada duas vezes ao palco.

“Propor um espetáculo diferente e permitir que o teatro possa acolher um público não-habitual é importante para nós. Aliás, viu-se a reação do público polaco presente quando a violonista de origem polaca se dirigiu na sua língua materna à sua Comunidade a residir em Aulnay-sous-Bois”.

“Hoje estamos a finalizar as comemorações dos 45 anos da associação e do rancho Rosa dos Ventos. As comemorações prolongam-se até ao sábado, dia 1 de dezembro, com a vinda de Quim Barreiros, 15 anos depois, à mítica sala Scohy, que foi palco dos maiores espetáculos portugueses na região de Paris” diz António Pereira Marques, Presidente honorário da associação e seu fundador.

Depois do espetáculo, a associação ofereceu uma degustação de iguarias portuguesas com um brinde de vinho do Porto.

A Associação Cultura Portuguesa e o rancho folclórico Rosa dos Ventos foram criados em 1973.