fpciclismo.pt

Tour de l’Avenir: Portugal inicia prova francesa

A seleção Portuguesa vai competir no Tour de l’Avenir – Volta a França do Futuro -, a prova por etapas mais importante do calendário internacional de sub-23, entre 15 e 25 de agosto, alinhando com ambição e objetivos renovados face às participações anteriores.

O selecionador nacional, José Poeira, convocou seis corredores, misturando a experiência de Francisco Campos e Jorge Magalhães (W52-FC Porto), Gonçalo Carvalho (UC Monaco) e Marcelo Salvador (Sicasal/Constantinos), com a juventude de dois sub-23 de primeiro ano, Afonso Silva (Rádio Popular-Boavista) e Guilherme Mota (UD Oliveirense-InOutBuild).

“Neste ano teremos uma maneira de correr diferente do costume. Não poderemos contar aquele que seria o chefe-de-fila natural, o João Almeida, porque estará a competir pela equipa e não pode representar a Seleção, o mesmo acontecendo com o André Carvalho. Isso não nos retira a ambição, mas irá obrigar-nos a abordar as etapas e a geral de uma outra forma. Temos um grupo de corredores com opções para discutir algumas etapas e para espreitar um bom lugar na geral. Será também uma oportunidade para os dois sub-23 de primeiro ano se medirem com os melhores sub-23 mundiais, percebendo já em que patamar se encontram para preparar o futuro”, afirma José Poeira.

A corrida mantém a toada que privilegia os trepadores, sobretudo as últimas três etapas, com final em alta montanha. A primeira etapa será uma jornada pura para sprinters, havendo uma série de etapas que prometem uma corrida aberta, com percursos ondulados, que favorecem ataques, mas que não eliminam completamente as hipóteses dos velocistas. Um contrarrelógio por equipas, logo ao segundo dia, irá começar a definir a classificação geral.

Portugal está presente na Volta a França do Futuro por direito próprio, uma vez que conseguiu a qualificação direta, terminando a fase de apuramento entre os 15 primeiros países do ranking da Taça das Nações de Sub-23.

Etapas do Tour de l’Avenir:

15 de agosto: Marmande-Marmande, 129 km (Plana)

16 de agosto: Eymet – Bergerac, 32 km (Contrarrelógio por Equipas)

17 de agosto: Montignac/Lascaux – Mauriac, 162 km (Média montanha)

18 de agosto: Mauriac – Espalion, 158 km (Média montanha)

19 de agosto: Espalion – Saint-Julien-Chapteuil, 159 km (Média montanha)

20 de agosto: Saint-Julien-Chapteuil – Privas, 124 km (Ondulada)

21 de agosto: Dia de descanso

22 de agosto: Grésy-sur-Isere – La Giettaz, 104 km (Média montanha)

23 de agosto: Brides-les-Baisn – Méribel Col de la Loze, 23 km (Etapa em linha curta/Montanha)

24 de agosto: Villaroger – Tignes, 67 km (Alta Montanha)

25 de agosto: Saint-Colomban-des-Villards – Le Corbier, 78 km (Alta montanha)

com Federação Portuguesa de Ciclismo.

 

[pro_ad_display_adzone id=”29966″]

LusoJornal