Ligue 2: Reims, um ritmo infernal

A 17ª jornada do Campeonato francês da segunda divisão acabou na quarta-feira 25 de novembro à noite. Na liderança da Ligue 2, nada mudou, o Reims continua na frente.

O Reims venceu por 2-0, em casa, no Estádio Auguste Delaune frente ao Auxerre. Recorde-se que a equipa do Reims conta com três lusófonos, o guarda-redes guineense Edouard Mendy, o médio defensivo caboverdiano Danilson da Cruz, e o médio ofensivo brasileiro Diego Rigonato.

O clube da região do Champanhe continua na liderança num ritmo infernal contabilizando agora 38 pontos. No segundo lugar encontramos o Nîmes com 34 pontos, enquanto atrás os clubes já começam a descolar. O Le Havre e o Paris FC ocupam respectivamente o terceiro e quarto lugares com 31 e 30 pontos. Quanto ao Clermont e ao FC Lorient estão no quinto lugar com 29 pontos.

Neste lote de equipas de Ligue 2, há quatro lusófonos: a dupla no Lorient composta pelo defesa franco-caboverdiano Steven Moreira e o defesa brasileiro Felipe Saad, que perdeu por 1-2 frente ao Nîmes, e a dupla no Clermont composta pelo defesa franco-caboverdiano Ludovic Soares e o avançado franco-português Mathias Pereira Lage, que também perdeu por 1-2 frente ao Brest.

De referir que apenas um jogador lusófono marcou durante esta jornada: o médio luxemburguês com origens cabo-verdianas Christopher Martins Pereira do Bourg-en-Bresse que apontou o seu primeiro golo nesta temporada na vitória da sua equipa frente ao Orléans por 4-0. De referir que o melhor marcador lusófono, o avançado franco-português Mathias Pereira Lage do Clermont, apontou cinco golos.

Recorde-se que temos agora dois treinadores lusófonos presentes na Ligue 2, Emmanuel da Costa, que comanda a equipa do Quevilly Rouen Métropole, venceu por 4-0 o Tours, equipa comandada agora pelo português Jorge Costa.