LusoJornal | Joseph N’jiokou

Saint Etienne: Comemorações do Dia Europeu das Línguas pela Universidade Jean Monnet

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]

 

O Leitorado e o Grupo de Estudos de Português da Faculdade Artes, Letras e Línguas da Universidade Jean Monnet, em parceria com o Instituto Camões, organizam o Dia Europeu das Línguas em Saint-Étienne, que decorre de 20 a 26 de setembro, com o objetivo de “promover o multilinguismo e o potencial económico da língua portuguesa em França e no mundo”.

No dia 22 de setembro, o Professor Piet Van de Craen da Universidade Livre de Bruxelas vai falar sobre o Projeto EMILE (Ensino de uma temática integrada numa língua estrangeira). “Piet Van de Craen tem trabalhado sobre os aspetos do multilinguismo e da educação multilingue a partir de uma perspetiva europeia, relacionando a sua investigação com o desenvolvimento cognitivo e cerebral de crianças e adultos” diz uma nota do Leitorado de Português.

No dia 23 de setembro, o Professor João Veloso da Universidade do Porto falará sobre “O Português sem mestre”. João Veloso é Pró-Reitor da Universidade do Porto para a Promoção da Língua Portuguesa e inovação pedagógica. A sua investigação centra-se na “fonética, fonologia e morfologia do português europeu, português do Brasil e variedades africanas do português”.

Entre os dias 20 e 26 de setembro, a exposição virtual “O potencial económico da língua portuguesa” encontra-se disponível nas redes sociais do Leitorado de Português, assim como um vasto programa sobre o multilinguismo na Europa e a importância da aprendizagem de línguas estrangeiras.

Por toda a Europa, 800 milhões de Europeus dos 47 Estados-membros do Conselho da Europa são encorajados a aprender mais línguas, em qualquer idade, dentro e fora da escola. O Conselho da Europa promove o plurilinguismo em todo o continente, com base na convicção de que a diversidade linguística é uma via para alcançar uma maior compreensão intercultural e um elemento-chave da riqueza do património cultural da Europa.

Conforme iniciativa conjunta do Conselho da Europa e da Comissão Europeia, o Dia Europeu das Línguas tem sido celebrado todos os anos desde 2001 no dia 26 de setembro.

O Leitorado e o Grupo de Estudos de Português da Faculdade Artes, Letras e Línguas da Universidade Jean Monnet acreditam que “esta iniciativa valorizará uma vez mais a língua portuguesa e contribuirá para a sua visibilidade e caráter universal no mundo global atual”.

 

[pro_ad_display_adzone id=”38158″]