LusoJornal | Jorge Campos

Faleceu o Padre Gonzague de Sars, antigo Capelão da Comunidade Católica Portuguesa de Lyon

[pro_ad_display_adzone id=”41081″]

 

No dia 2 de março faleceu o padre Gonzague de Sars, na EPAD de Montet, dos irmãos Maristas de Saint Genis Laval, onde residia há cerca de dois anos.

O padre Gonzague de Sars foi durante 27 anos responsável da JOC (Juventude Operária Cristã) francesa, onde acolheu e acompanhou muitos portugueses na região de Moulins. Mais tarde, em Lyon, nos anos 2009, foi o Capelão da Comunidade portuguesa de Lyon e onde também acompanhou as Comunidades católicas lusófonas.

Gonzague de Sars nasceu no dia da festa da Virgem Maria, no 8 de dezembro de 1936, em Dijon, e foi ordenado padre em 1962 na Diocese de Moulins, onde depois serviu durante 28 anos.

Uma vida cheia de “viagens” à Argélia, durante dez anos ao Tchad, alguns anos a Portugal e finalmente o Brasil. Estas viagens deram-lhe a força e a vontade de servir os outros.

Foi professor no decorrer destas viagens e onde também aprendeu a falar árabe e português.

“Os Portugueses são, para mim, como irmãos. Gosto da sua mentalidade e dos seus valores humanos, que partilham como irmãos. E também gosto muito de Portugal. É a minha segunda terra” dizia ao LusoJornal, sorrindo, quando interrogado sobre a Comunidade.

“O Padre Gonzague foi sempre de bom conselho para todos os jovens, os casais e aqueles que por vezes as saudades faziam sofrer… Ele estava sempre pronto a dar aquelas palavras que consolavam e que faziam esquecer um pouco as dificuldades da vida” disse António, membro da Comunidade portuguesa. “Que Deus o tenha acolhido em Paz pois ele bem merecia pela sua bondade e gentileza”.

A Comunidade estava presente no dia da celebração religiosa, na quarta-feira dia 9 de março, para se despedirem do “amigo” padre Gonzague de Sars. Foi sepultado na intimidade familiar, em Moulins.

 

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]