LusoJornal / Jorge Campos

Votos de Feliz Ano Novo nas Associações portuguesas da região de Lyon

Na região do grande Lyon as associações da Comunidade portuguesa tiveram durante esta época festiva grandes atividades de festa, como por exemplo o «Pinheiro de Natal» com os mais pequeninos e a entrega dos presentes. Na Passagem de Ano, várias foram as associações que organizaram festas onde se pode viver a saída de 2017 e a entrada neste ano 2018, com jantares e bailes.

«Estou muito contente com a nossa organização. Correu tudo bem e os participantes ficaram contentes. Estamos já a preparar o nosso calendário de atividades para 2018. Ainda não temos todas as respostas da Mairie para certas datas. Em breve, no domingo 14 de janeiro, vamos festejar os Reis e depois, em março, vamos festejar o Carnaval e durante o fim de semana de 19 e 20 de maio, vamos organizar um encontro franco-português e europeu onde haverá muitas surpresas» confia ao LusoJornal o Presidente David Assunção da associação de St. Genis Laval. «Antes das férias vamos organizar a nossa Festa da sardinha assada, e no regresso de férias as ‘Retrouvailles’ e logo coltaremos a preparar o final do ano».

São pois muitos os Presidentes a desejarem a toda a Comunidade residente no grande Lyon, e aos seus sócios, os votos de Bom Ano Novo 2018, com saúde, felicidades entre as famílias e muita paz.

O Presidente Amorim de St Priest, David de Ecully, Serafim de St Consorce, António de Ternay, Da Cruz de Feyzin, Martins de Vaulx-en-Velin, Pires de Vaulx-en-Velin, Santos de Meysieux, Belmiro de Lyon 6, José de Caluire, Nadine de Brignais, Maria do Céu de Montluel, Carina de Neuville, Agostinho de Trevoux, Maria de Genay, entre outros. E com eles o Cônsul-Geral de Portugal em Lyon, Luís Brito Câmara, e o Conselheiro das Comunidades e também Presidente da FAPRA, Manuel Cardia Lima.

Na região de Lyon as associações portuguesas têm como vocação a cultura popular, entre elas o folclore regional português. Na sua maioria, os elementos da Comunidade são oriundos do norte de Portugal, do Minho a Trás-os-Montes. Em minoria estão representadas as Beiras litorais e interior.

Durante o ano, principalmente de maio a fim de junho, organizam-se Festivais de folclore onde se fazem convites entre as associações, o que dá lugar às grandes concentrações de pessoas onde o folclore é «rei», sobretudo o das regiões do norte de Portugal. Vêm de todo o Rhône Alpes, do Ain e da Loire e nestes encontros partilham o prazer de viverem as nossas tradições e costumes regionais assim como especialidades portuguesas.

Todos eles também desejam um Feliz Ano Novo ao LusoJornal e a toda a sua equipa. Do mesmo modo, a equipa do LusoJornal retribui a saudação para toda a Comunidade associativa e agradece a boa colaboração informativa que decorreu durante estes anos passados.

 

 

LusoJornal