Saúde: Como contornar a ansiedade durante a gravidez

[pro_ad_display_adzone id=”37510″]

A gravidez por si só é um período de mudanças drásticas na vida de uma mulher e consequentemente, de toda a sua família. Sendo muito comum que apresentem sintomas de ansiedade na gravidez. Como principais sintomas destacam-se o descontrolo emocional, palpitação cardíaca, falta de ar, preocupação em excesso e inseguranças.

Existem alguns cuidados e estratégias para ter uma gestação mais serena, segura e sem ansiedade:

Cuide da sua alimentação

Comer bem melhora a vida de qualquer pessoa, sobretudo numa grávida onde vai fazer toda a diferença no seu dia-a-dia, mas também no desenvolvimento do bebé. Existem muitos alimentos que possuem efeitos naturais de maior calma e diminuição de ansiedade. Informe-se junto do seu Médico ou Nutricionista.

Durma bem

Uma boa rotina de sono tem efeitos incríveis no seu bem-estar. Procure ter uma boa rotina de sono e verá melhorias significativas na ansiedade.

Tente desde início dormir 8 horas de sono, deite-se cedo e sempre à mesma hora, evitando tecnologias e dando prioridade a livros e revistas leves e relaxantes, baixando a quantidade e intensidade de luz.

Faça exercício físico

Certifique-se, junto do seu médico, se pode praticar alguma atividade física e vejam em conjunto o que melhor se enquadra na sua situação. Ele poderá indicar quais os exercícios mais apropriados e em que momento os pode fazer sem prejudicar a sua gestação.

Praticar exercício ou atividades físicas, traz benefícios em qualquer momento de vida, incluindo, durante a gravidez. Além dos benefícios para o corpo, também ajuda a aliviar a mente e a combater a ansiedade.

Leia sobre o tema

A melhor maneira de combater pequenas dúvidas e alguma ansiedade, é lendo muito sobre o assunto. Não somente sobre a gravidez e a saúde da mulher, mas sobre sintomas e algumas ocorrências, consigo mesma e com esta nova vida que está a ser gerada dentro de si. Escolha sempre ler livros ou artigos de especialistas em cada área específica. Certifique-se que procura fontes fidedignas.

Fale sobre o assunto

Absorver conteúdo enriquecedor é sempre uma mais-valia. Contudo, deve anotar todas as dúvidas que podem advir tanto da leitura, como no seu dia-a-dia, que devem ser esclarecidas junto do seu médico assistente neste período.

Mantenha-se informada

Com os últimos acontecimentos de novos horários de maternidade e fecho de outras, procure estar sempre informada junto do site da Direção Geral de Saúde, onde pode consultar a qualquer momento os horários de funcionamento de cada maternidade, bem como ir ouvindo estações de rádio onde passe este tipo de informação.

Tendo toda a informação disponível, tendo já o plano de parto efetuado, e do conhecimento do seu médico, resta somente dirigir-se atempadamente (quando possível) a uma maternidade, logo que haja sinais de início de parto ou alguma questão que deva ser vista pelo seu médico.

Na hora de combater a ansiedade na gravidez, todas as estratégias são válidas desde que nunca a prejudiquem a si ou ao seu bebé. Conte sempre com o seu médico e caso sinta necessidade, procure um psicólogo. Desfrute em pleno deste momento de vida tão especial para qualquer mulher.

Dra. Marta Martins Leite

Psicóloga

Clínicas Leite, Lisboa e Coimbra

[pro_ad_display_adzone id=”46664″]