Montalegre presta homenagem aos emigrantes com bandeiras nas rotundas


O município de Montalegre, no norte de Portugal presta homenagem à “extensa comunidade emigrante espalhada um pouco por todo o Mundo” com a colocação de bandeiras de diferentes nacionalidades nas várias rotundas existentes na vila. Um “reconhecimento” à diáspora “pelo apego que os emigrantes continuam a manter com a terra que os viu nascer”.

Quem entrar na vila de Montalegre dá de frente com bandeiras de vários países, erguidas nas rotundas existentes na sede do concelho. O adorno destes espaços é já uma imagem de marca a cada verão que passa, “uma aposta que a Câmara Municipal tem seguido em homenagem à Comunidade emigrante que, por esta altura do ano, dá outro colorido ao concelho” diz uma nota enviada às redações.

A Presidente da autarquia, Fátima Fernandes, faz questão de sublinhar o “magnífico trabalho” que os emigrantes fazem um pouco por todo o Mundo, deixando uma imagem de “entrega e abnegação”. A autarca reforça que este reconhecimento é “mais que merecido” numa altura do ano onde o convívio familiar e as recordações de uma vida ganham corpo.

Montalegre celebra também o “Dia do Emigrante” a 8 de agosto com várias atividades programadas, desde a tradicional Feira do Prémio, Concentração de Concertinas, final do Torneio de Chegas de Bois de Raça Barrosã e, noite dentro, atuações do grupo Bandalusa e DJ Tiga.

LusoJornal