Conselheiros das Comunidades madeirenses reuniram esta semana


O Governo da Madeira está disponível para apoiar as Comunidades emigrantes espalhadas pelo mundo, disse esta semana o Diretor regional com a tutela.

“Todos os madeirenses que residem fora da Madeira são tão madeirenses como nós. Se alguma vez algum deles necessitar de algum apoio, o Governo Regional estará sempre presente para prestar esse apoio”, disse o Diretor regional das Comunidades e Cooperação Externa, Sancho Gomes (na foto), citado numa nota divulgada no final de um encontro com os Conselheiros da diáspora madeirense que representaram as Comunidades na África do Sul, Austrália, Brasil, Venezuela e na Europa.

No encontro, que decorreu no Salão Nobre do Governo Regional, no Funchal, foi discutido o futuro das Comunidades espalhadas pelo mundo, tendo Sancho Gomes salientado que o Executivo madeirense “está a acompanhar o evoluir da situação na Venezuela”.

Também citado na nota, o porta-voz do encontro, o Conselheiro da Diáspora Madeirense na Europa, Maurício Cysne, assegurou que “se algum madeirense necessitar de apoio, o Governo Regional estará presente”.

“Na Venezuela ou em qualquer outra comunidade”, acrescentou.

A “Europa” tem dois Conselheiros das Comunidades madeirenses: José António Gonçalves, natural do Funchal e residente na Bélgica – é consultor, analista e assessor para várias entidades belgas e internacionais ligadas ao turismo – e Maurício Cysne, nascido em Fortaleza, filho de mãe madeirense, formado em Direito, com pós-graduação em Direito Internacional, Relações Internacionais e Saúde Pública. É funcionário das Nações Unidas e reside na Suíça.

LusoJornal