LusoJornal | Carlos Pereira

Exposição de Sónia Aniceto na LooLooLook Galery em Paris


A artista portuguesa Sónia Aniceto, residente desde 2000 em Bruxelas, tem atualmente uma exposição individual na LooLooLook Galery, em Paris. A exposição chama-se «Horizonts Entrelacés», foi inaugurada no sábado passado e está patente ao público até 13 de outubro.

Esta é a primeira exposição da artista em Paris, depois de ter participado numa coletiva em Lille. “Nunca tinha exposto em Paris e, na verdade, nunca tinha feito por isso. Tudo aconteceu por acaso, mas estou muito contente. Dá-me uma boa visibilidade e a galeria está muito bem situada” disse ao LusoJornal.

“Descobri a Sónia por mero acaso, numa exposição em Lille. Apesar de ser uma coletiva, o trabalho dela saltou-me aos olhos. Fomos falando, fui a Bruxelas ver o trabalho dela, tivemos um momento de partilha artística muito intenso e propus-lhe logo uma exposição em Paris” explicou por seu lado Lou Dong, a Diretora da LooLooLook Galery.

Desde os seus inícios ainda na Faculdade de Belas Artes de Lisboa, Sónia Aniceto enveredou pela tapeçaria contemporânea. Em Bruxelas, para onde foi no quadro do programa Erasmus, formou-se na Académie Royale des Beaux-Arts, trabalhou para a Opéra Royale de la Monnaie e depois passou a lecionar numa escola de arte. Mas nunca deixou de explorar o “casamento improvável” entre pintura e têxtil.

“Em 2018, quando mudei de atelier, descobri que tinha guardado um papel que me tinha serviço para uma cenografia na ópera. Tentei desenhar e pintar e o resultado foi bom, mas depois tentei também cozer. Normalmente o casamento entre o papel e a costura não resulta, porque o papel rasga, mas neste caso, não só não rasgou, como foi ganhando forma com o têxtil e foi como se tivéssemos uma nova matéria” explica a artista numa entrevista ao LusoJornal.

Até há bem pouco tempo, Sónia Aniceto trabalhou sobre o corpo, mas agora optou por trabalhar “outras geografias” e a linha de horizonte é aquela que mais lhe dá a possibilidade de trabalhar o tema, sair do quadro, misturar as técnicas, introduzindo o desenho. Foi este o trabalho que escolheu para apresentar em Paris.

“Na realidade, este é um trabalho da artista, mas também do papel. O papel também trabalha” diz a Diretora da galeria. “Quando vi a Sónia a trabalhar, senti um combate entre ela e o papel. Ela trabalhava, mas o papel também ia ganhando forma. Esta particularidade é própria a esta artista, não a encontro em mais lado nenhum”.

O relevo das obras multiplica as perspetivas, abrindo os espaços imaginários… para além do horizonte!

.

LooLooLook Gallery

12 rue de la sourdière

75001 Paris

.

Horários : Segunda, terça, quinta, sexta e sábado

Das 11h00 às 13h00 e das 14h30 às 19h00

LusoJornal