Idanha-a-Nova fortaleceu laços com cidade geminada de Vert-le-Grand


Um grupo de 20 representantes do concelho de Idanha-a-Nova realizou uma visita à localidade francesa do departamento de Essonne, Vert-le-Grand (91) entre os dias 11 e 13 de outubro, no âmbito do acordo de geminação que une os dois municípios há quase 30 anos.

“A geminação tem sido dinamizada ao longo dos anos com o objetivo de promover o intercâmbio social e cultural, e, cada vez mais, de aproximar as economias locais” diz uma nota do município português enviada ao LusoJornal.

As famílias de Vert-le-Grand, situada a cerca de 30 quilómetros de Paris, acolheram “com grande hospitalidade” a delegação idanhense, que incluiu o Presidente da Câmara Municipal, Armindo Jacinto.

A relação entre Idanha-a-Nova e Vert-le-Grand remonta a cerca de 70 anos, sustentada pela forte comunidade de emigrantes da Beira Baixa que ali se radicou, “sendo hoje uma parte respeitada e acarinhada daquela localidade francesa”.

Durante a visita, a delegação idanhense teve a oportunidade de explorar o património cultural local e conhecer unidades produtivas. O programa contemplou também momentos culturais, com destaque para o concerto do Tremissis Ensemble, grupo de música de câmara da Filarmónica Idanhense, que apresentou sonoridades clássicas e música tradicional de Idanha-a-Nova.

“Este encontro foi uma valiosa oportunidade para fortalecer os laços entre as duas comunidades, promovendo ao mesmo tempo a rica identidade cultural de Idanha-a-Nova em território francês” diz o município português.

LusoJornal