A Monnaie de Paris lançou uma coleção de moedas em homenagem a Luís de Camões


A Monnaie de Paris decidiu lançar, no início deste mês de outubro, uma coleção de três moedas para prestar homenagem aos 500 anos do nascimento do poeta português Luís Vaz de Camões.

“Em 2021, a Monnaie de Paris inaugurou uma série sobre estilos literários e autores que marcaram a história da literatura em França e no estrangeiro. Depois da poesia, celebrada em 2021 e do teatro, em 2022, a Monnaie de Paris presta homenagem a Luís Vaz de Camões, poeta português do século XVI, considerado como uma das figuras literárias mais importantes da língua portuguesa” explica a Monnaie de Paris em comunicado.

Uma das faces da moeda representa o busto de Luís Vaz de Camões. Os símbolos que fazem referência às aventuras marítimas portuguesas são múltiplos, como por exemplo as ondas do mar e uma caravela com a Cruz de Cristo nas velas, mas também estão representadas a pena do poeta e uma espada.

A Monnaie de Paris explica que o poeta português passou 16 anos no mar e em viagem pelo Oriente e explica que o olho direito está fechado porque Luís de Camões perdeu-o em Marrocos quando tinha apenas 23 anos de idade.

A outra face da moeda é comum a toda a coleção e representa a “arte da pena”. Na ponta da pena estão citações emblemáticas de Voltaire («Le mieux est l’ennemi du bien»), de Dante Alighieri («Lasciate ogne speranza voi ch’intrate»), de William Shakespeare («To be or not to be, that is the question») ou encore de Nietzsche («Was mich nicht umbringt macht mich stärker»).

São produzidas três moedas, com os valores de 20, 50 e 200 euros. A moeda de 200 euros em ouro está à venda por 3.200 euros e foram cunhados 250 exemplares; a moeda de 50 euros, também em ouro está à venda por 815 euros e foram cunhados 500 exemplares; e a moeda de 20 euros, em prata está à venda por 125 euros e foram cunhados 3.000 exemplares.

LusoJornal