Grupo francês STEF investe 13 milhões de euros na construção de nova plataforma logística na Maia


A STEF, empresa francesa líder na Europa em serviços de transporte e logística de produtos alimentares com temperatura controlada, acaba de lançar a primeira pedra da nova plataforma logística que irá construir na cidade da Maia. Em Portugal, a empresa conta, atualmente, com 12 infraestruturas distribuídas de norte a sul estando prevista a conclusão da nova no verão de 2025.

O Grupo, de origem francesa, está presente em Portugal desde 1995 e, ano após ano, tem vindo a crescer. Nesse sentido, nasce a necessidade de construir uma nova plataforma que acompanhe esse desenvolvimento e densifique a rede de distribuição da empresa. Serão investidos 13 milhões de euros no novo empreendimento, que estará 100% nos ativos da STEF.

Com a construção da plataforma, a empresa pretende acompanhar os atores da indústria agroalimentar a norte do rio Douro e criar oportunidades para se desenvolverem em Portugal e no resto da Europa, “efetuando transportes mais rápidos através de serviços logísticos inovadores e diferenciados” diz uma nota enviada ao LusoJornal.

“A plataforma que hoje apresentamos é mais um passo na trajetória de ambição e aposta em Portugal, permitindo-nos dar melhores respostas a uma cadeia de valor cada vez mais exigente, para além de continuar a ser parte ativa e central no desenvolvimento do setor da restauração e alimentação em Portugal e na Europa”, refere Mickael Tomas, Diretor-Geral da STEF Portugal.

Sobre a localização da nova plataforma, o Diretor sublinhou ainda que “ao fortalecer a nossa rede de distribuição nesta região cumprimos um dos nossos princípios com os clientes/parceiros de cada dia: estar próximo.”

As instalações “serão mais modernas e com tecnologias cada vez mais ecológicas”, para estarem alinhadas com a política “Moving Green” do Grupo, como por exemplo: painéis fotovoltaicos que irão cobrir 15 a 20% do consumo anual de energia da plataforma e um grupo de frio com um gás natural NH3 (isento de HFCs) “amigo do ambiente que não prejudica a camada de ozono: GWP =0”.

“Os espaços de trabalho foram pensados para melhorar a qualidade de trabalho dos funcionários STEF e parceiros e as novas tecnologias implementadas irão facilitar o cumprimento das funções dos operadores”.

A nova plataforma ocupará um terreno com uma dimensão total de 55.000 m², possuirá um cais de refrigerado, com uma área total de 5.000 m² e uma câmara de congelados com 1.200 m². Terá 42 portas de cais e garantirá temperaturas controladas, com o cais de transporte refrigerado entre +2/+4ºC e a câmara de congelados entre -20/-25ºC. A área de escritórios estará distribuída por dois pisos. Conta ainda com uma instalação de lavagem para a higienização da frota própria.

Na foto, da esquerda para a direita, está Cláudio Guerra (Administrador da Norton), Mickael Tomas (Diretor Geral da STEF Portugal), Paulo Ramalho (Vereador da CM Maia), Angel Lecanda (Diretor da STEF Group Business solutions).

LusoJornal