“Rusgas Minhotas” em Bron (Lyon) reuniram centenas de dançarinos e festeiros este fim de semana


No sábado passado, dia 26 de outubro, a associação “Colombe de La paix” e o grupo folclórico “Flores de Portugal” que integra a mesma associação, organizaram a 3ª edição de um serão de Rusgas.

A Sala de festas de Bron, Espaço Albert Camus, cedido pela autarquia, foi palco desta festa que juntou, durante cerca de 9 horas, quase um milhar de dançarinos vindos de várias cidades limítrofes de Lyon, mas também de Saint Etienne, Dijon e Grenoble. Juntou ainda outras organizações da região, como por exemplo Estrelas do Minho, Grupo folclórico de Jons, os Portuguese da Loire, Os Amigos Motards de Lyon, os Amigos da Borga de Grenoble, a Casa da Barca, entre outros.

Todos partilharam alegria e dançaram ao som das múltiplas concertinas presentes, mas também das guitarras e dos bombos, sem esquecer as centenas de Castanholas que cada um fazia vibrar, dando mais ritmo às danças.

O “Padrinho” do evento, Nelson Costa, animou a festa e apresentou parte do seu repertório musical, em conjunto com os outros acordeonistas amigos que o acompanhavam, uns da região de Paris e outros de Bordeaux.

A sonorização esteve a cargo de Filipe Ribeiro e da sua equipa de som.

“As rusgas consistem em dançarmos, em sincronia e sintonia, com umas coreografias nossas, isto é de cada grupo folclórico aqui presente, e que por vezes podemos ser, entre músicos e dançarinos, cerca de 150 pessoas a dançaram e a cantarem no mesmo ritmo e comungando a mesma alegria das nossas tradições do norte de Portugal” disse Jorge, de Bron, que participava nas Rusgas.

“Nós abrimos as portas pelas 19h00 e acolhemos todos os convidados” disse por seu lado Isolina Santos, uma das responsáveis pela associação organizadora. “Servimos os que o desejaram bebidas bem portuguesas e também vários petiscos. Foi uma noite muito cheia de alegria, pois não esperávamos tanta gente. Foi muito bem”.

As próximas atividades, que já estão agendadas, será um serão para festejar Halloween, depois o S. Martinho, que vai ter lugar no dia 11 de novembro, sempre nas instalações da coletividade, em Bron. O Festival de folclore desta associação também já está agendado para o dia 5 de julho de 2025.

Este ano, a associação não organiza a Passagem do Ano por decisão dos associados que privilegiam as festas em família.

LusoJornal