Dia 02 de dezembro, Dia Internacional da Abolição da Escravatura


1804: Napoleão coroa-se Imperador da França.

1805: Batalha de Austerlitz, na Morávia, também chamada de Batalha dos Três Imperadores, o exército de Napoleão Bonaparte derrotara as tropas russas e austríacas sob o comando de Alexandre I e Gen. Mikhail Kutuzov da Rússia.

1945: É inaugurado o aeroporto de Pedras Rubras, no Porto.

1947: Naufrágio das traineiras “D. Manuel”, “Rosa Faustino”, “Maria Miguel” e “S. Salvador”, entre a Aguda e Leixões, provoca a morte de 152 marinheiros. É o maior desastre marítimo ocorrido na costa de Matosinhos.

1961: O Governo de Oliveira Salazar expulsa quatro missionários norte-americanos, por terem apoiado movimentos angolanos de libertação.

1964: O Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, é destruído por um incêndio.

1969: Voo inaugural de um Boeing 747, entre Seattle e Nova Iorque, nos Estados Unidos.

1975: RTP foi nacionalizada, transformando-se na empresa pública Radiotelevisão Portuguesa E.P., pelo Decreto-Lei n.º 674-D/75.

1990: Morre o artista plástico português António Dacosta. Tinha 76 anos.

2010: Morre, aos 68 anos, Ernâni Lopes. O economista fica conhecido pela sua passagem pelo governo do bloco central liderado por Mário Soares (1983 a 1985), onde desempenha o cargo de ministro das Finanças. Negoceia o dossier de adesão de Portugal à CEE, depois de ter sido o embaixador junto das instituições europeias.

2020: Morre, aos 94 anos, Valéry Giscard d’Estaing, Presidente da República de França entre 1974 e 1981.

.

Este é o tricentésimo trigésimo sétimo dia do ano. Faltam 29 dias para o termo de 2023.

Pensamento do dia: “A liberdade é um mar tempestuoso. Os cobardes preferem a calma do despotismo”. Thomas Jefferson (1743-1826), terceiro presidente dos EUA, autor da Declaração de Independência.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Não perca

Dia 02 de abril, Dia Internacional do Livro Infantil

1805: Nasce o escritor dinamarquês Hans

Dia 01 de abril, Dia das Mentiras

1910: É constituído o Sporting Clube