Logo que chegou a Lisboa, esta quinta-feira, e depois das honras militares em honra do Presidente francês, Marcelo Rebelo de Sousa recebeu o casal presidencial francês no Palácio de Belém e condecorou Emmanuel e Brigitte Macron.
Emmanuel Macron foi condecorado com o Grande Colar da Ordem da Liberdade e a primeira-dama francesa, Brigitte Macron, com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.
A Ordem da Liberdade que recebeu o Presidente francês destina-se a distinguir “serviços relevantes prestados em defesa dos valores da Civilização, em prol da dignificação da Pessoa Humana e à causa da Liberdade”.
O Grande-Colar da Ordem da Liberdade é o mais alto grau da Ordem e é concedido pelo Presidente da República a Chefes de Estado estrangeiros. O Grande-Colar pode ainda ser concedido pelo Presidente da República a antigos Chefes de Estado e a pessoas cujos feitos, de natureza extraordinária e especial relevância para Portugal, os tornem merecedores dessa distinção.
Já a Ordem do Infante D. Henrique atribuída a Brigitte Macron destina-se a distinguir quem houver prestado serviços relevantes a Portugal, no país e no estrangeiro, assim como serviços na expansão da cultura portuguesa ou para conhecimento de Portugal, da sua História e dos seus valores.
Depois do Grande-Colar, que é o mais alto grau da Ordem – concedido, em geral, a Chefes de Estado estrangeiros – a Grã-Cruz vem logo depois no grau de importância.