LusoJornal / Patrícia Guerreiro (arquivo)

96 Expositores portugueses vão participar na feira “Global Industrie” em Lyon


Portugal vai ter 96 expositores no salão anual internacional “Global Industrie”, que tem lugar em Lyon, na Eurexpo, entre os dias 11 e 14 de março. Este ano Portugal será a primeira representação internacional na feira, à frente da Itália e Alemanha, com mais de 1.000m2 de área de exposição.

Realizando-se em alternância anual entre Paris e Lyon, esta é a maior feira dedicada à subcontratação industrial (excluindo têxteis/curtumes e alimentar), aos equipamentos e aos sistemas de engenharia de produção.

A inauguração da “Global Industrie” contará com a presença de Marc Ferracci, Ministro Delegado da Indústria e Energia e o Administrador da Aicep Portugal Global, Paulo Rios de Oliveira, acompanhado pelo Diretor da Aicep em Paris, Eduardo Henriques, visitarão as empresas portuguesas presentes na feira dia 12 de março à tarde.

A “Global Industrie” divide-se em cinco grandes salões: Midest (subcontratação industrial), Smart Industries (indústria conectada, colaborativa e eficiente), Industrie (tecnologias e equipamentos de produção), Tolexpo (soluções e equipamentos para chapas metálicas) e Measurement World (soluções e equipamentos para medição). O certame agrupa um universo importante de empresas envolvidas no processo industrial.

A representação portuguesa de 96 expositores, é maioritariamente composta por três associações profissionais AIMMAP, AIDA e ANEME (com 80 expositores), cobrindo todo o leque da subcontratação industrial: mecânica, corte a laser, trabalho da chapa, serralharia, ferramentas, moldes, fundição, forja, tratamentos térmicos e de superfície, transformação de plásticos e de borracha, cablagens e montagens eletrónicas, estudos e projetos. Juntam-se igualmente empresas construtoras de equipamentos e de soluções de produção (máquinas, linhas de produção automáticas).

“Estas empresas apresentam o melhor do know-how português nestas áreas, oferecendo uma certificação internacional da produção, do serviço e da qualidade” diz uma nota da Delegação da Aicep em Paris que dá apoio à presença portuguesa.

A “Global Industrie” continua a ser uma das maiores feiras profissionais internacionais em França, agrupando cerca de 2.300 expositores de 40 países (40% dos quais estrangeiros), contando com cerca de 40.000 visitantes oriundos de 85 países.

“O sector metalúrgico e metalomecânico tem um peso substancial na economia portuguesa. As exportações do sector metalúrgico e metalomecânico em 2024 recuaram ligeiramente para 23,5 mil milhões de euros, (-2,4% relativamente a 2023). Os três principais mercados são Espanha, França e Alemanha. O sector metalúrgico compõe-se de cerca de 23 mil empresas e emprega mais de 246 mil pessoas” diz a Aicep, citando dados AIMMAP.