PACA: 20a edição da Semana do Cinema Lusófono começa quarta-feira

Do dia 21 ao dia 27 de março terá lugar a 20ª edição da «Semana do Cinema Lusófono» na região PACA, com projeções em Cannes na MJC Picaud, em Grasse no FTM, em Mouans-Sartoux no Lumières des Toiles e em Nice no Mercury. O evento é organizado pelo «Espace de Communication Lusophone», em colaboração com o «Festival TransMéditerranée (FTM)» e a «La Casa di Cabo Verde», e tem na sua programação, deste ano, filmes oriundos de Portugal, França, Brasil e Chile.

O objetivo deste certame é o de, segundo Pedro da Nóbrega, Presidente do Espace de Communication Lusophone (na foto), «transmitir a vontade aos espetadores da região de descobrir algumas das produções mais autênticas do espaço lusófono, ou seja, o espaço onde a língua portuguesa existe para aproximar os povos de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e de Timor Leste, mas também, evidentemente, todos aqueles que são apaixonados pela lusofonia, além das fronteiras».

Este ano a seleção dá especial destaque a Portugal, nomeadamente através de filmes com uma componente assumida de denúncia social como «A Fábrica de Nada» («L’Usine de Rien») de Pedro Pinho que fala sobre a desindustrialização e ainda o filme «São Jorge» («Saint Georges») de Marco Martins, com o ator Nuno Lopes, que retrata os anos de crise em Portugal e as suas consequências nos bairros mais pobres do país.

As relações com África serão abordadas através do filme «Cartas da Guerra» («Lettres de la guerre») de Ivo M. Ferreira, baseado no livro do escritor português António Lobo Antunes onde este testemunha do seu serviço militar durante a guerra colonial de Angola.

A memória da emigração será, igualmente, retratada através de dois filmes realizados por duas mulheres de origem portuguesa, Cristina Pinheiro com o filme «Menina» e Laurence Ferreira Barbosa com «Tous les rêves du monde». Os dois filmes põem em evidência a problemática das questões de identidade, no caso da dupla cultura portuguesa e francesa, dos personagens principais.

O Brasil e as questões familiares, também, estarão presentes através dos filmes «Ausência» («Absence») de Chico Teixeira e «Casa Grande» de Filipe Barbosa.

Para além da exibição de filmes, o festival contará com um concerto de música de Nina Papa do Brasil e Carlos Lopes de Cabo Verde no sábado, dia 24 de março, às 15h00, no auditório da Mediateca Louis Nucéra, em Nice. Haverá, igualmente, a intervenção de convidados no momento da projeção dos filmes para trocarem ideias com os espetadores.

Para Pedro da Nóbrega a realização da 20ª edição da Semana do Cinema Lusófono «marca também o vigésimo aniversário de uma aventura coletiva, que não está isenta de certas interrogações e de momentos de dúvida, mas que está imbuída de uma vontade permanente daqueles que fizeram parte desta aventura, de uma maneira ou de outra, de oferecer a possibilidade de ir mais longe na descoberta do cinema de autor de expressão portuguesa».

A programação é feita com o cuidado de valorizar filmes menos comerciais, que saem dos circuitos clássicos valorizados pelos media e que vêm «de países e de culturas geralmente desconhecidas do maior número», explica ainda Pedro da Nóbrega.

 

 

[pro_ad_display_adzone id=”906″]