Dia 24 de maio, Dia Europeu dos Parques Naturais


1819: O navio a vapor Savannah inicia a primeira travessia do Atlântico, entre Estados Unidos e Inglaterra. O barco à vela equipado com motor leva quatro semanas para concluir a viagem entre Savana, na Geórgia, e Liverpool.

1898: Nasce o escritor José Maria Ferreira de Castro, autor de “A Selva” e “Emigrantes”.

1944: O ditador Oliveira Salazar reafirma a recusa da suspensão do envio de volfrâmio para a Alemanha nazi, num encontro com o embaixador inglês, apesar das pressões do Governo britânico e do próprio Presidente Óscar Carmona.

1969: Vai para o ar na RTP o Zip-Zip, o primeiro ‘talk show’ da televisão em Portugal, apresentado por Carlos Cruz, Fialho Gouveia e Raul Solnado. O primeiro entrevistado é o pintor, escultor e poeta Almada Negreiros.

1976: França e Reino Unido abrem a ligação transatlântica do Concorde para Washington, Estados Unidos.

1978: Estreia-se, em Paris, a versão orquestral de “Notations”, de Pierre Boulez, sob a direção do compositor.

1991: A fragata Álvares Cabral, segundo navio da classe “meko”, concebida nos estaleiros navais da HDW, em Kiel, Alemanha, passa a fazer parte do efetivo da Marinha portuguesa.

1994: São condenados a 240 anos de prisão os autores do atentado ao World Trade Center, em Nova Iorque, em 26 de fevereiro de 1993.

2005: António Guterres é nomeado alto-comissário das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR).

2006: O escritor angolano Luandino Vieira recusa, por “razões pessoais, íntimas”, o Prémio Camões 2006

2009: O cineasta estreante João Salaviza, de 25 anos, recebe a Palma de Ouro do Festival de Cannes pela curta-metragem “Arena”.

2023: Morre, aos 83 anos, Anna Mae Bullock, Tina Turner, cantora norte-americana, a “rainha do Rock’n Roll”, conhecida pela sua presença em palco e por vários sucessos como ‘The Best’, ‘Proud Mary’, ‘Private Dancer’ e ‘What’s Love Got to Do With It’.

.

Este é o centésimo quadragésimo quinto dia do ano. Faltam 221 dias para o termo de 2025.

Pensamento do dia: “Há três categorias de homens: a) os que contam a sua história; b) os que não a contam; c) os que não a têm”. Max Aub (1902-72), escritor espanhol.