Conferência dos historiadores Yves Léonard e Víctor Pereira na Mairie de Paris organizada pela CCPF

No sábado passado, dia 24 de maio, a Coordenação das Coletividades de França (CCPF) e a Mairie de Paris, organizaram uma conferência intitulada «France-Portugal-Brésil, quelle histoire ?». A conferência teve lugar na Sala do Conselho de Paris, com as intervenções dos historiadores Yves Léonard e Victor Pereira.

A Maire-Adjointe de Paris, Marie-Christine Lemardeley, destacou a importância simbólica deste evento ter lugar “nesta sala onde habitualmente se tomam as principais decisões de Paris” e raramente utilizada para outros fins.

Marie-Christine Lemardeley tem o pelouro do ensino superior, da investigação e da vida estudantil e lembrou que no ano passado foram celebrados, na Mairie de Paris, os 50 anos da Revolução dos Cravos e que este ano, o evento põe em destaque “a abertura à lusofonia” e às relações entre a França, Portugal e o Brasil.

“Paris é terceira maior cidade portuguesa no mundo, depois de Lisboa e do Porto. Muitos parisienses têm orgulho das suas origens portuguesas” disse Marie-Christine Lemardeley, lembrando o Pacto de Amizade e de Cooperação que a cidade assinou com Lisboa.

A Presidente da CCF, Marie-Hélène Euvrard, destacou a participação dos dois historiadores, considerando que “este olhar cruzado dos dois historiadores vai ajudar-nos a compreender melhor esta história complexa, muitas vezes desconhecida, mas bem viva entre os três países”.

Yves Léonard é professor em Sciences-Po e Víctor Pereira é investigador na Universidade Nova de Lisboa. “São dois eminentes historiadores que consagraram uma parte importante das suas carreiras – e até diria das suas vidas – à história de Portugal e do povo português, daqui, de lá e de qualquer outro sitio” sublinhou por seu lado a Cônsul-Geral de Portugal em Paris, Mónica Lisboa.

“A relação entre a França e Portugal é uma relação forte, viva e enriquecida ao longo dos séculos pelo diálogo, pela cooperação e sobretudo pelas relações humanas” disse na sua intervenção Mónica Lisboa. “As relações entre estes três grandes países, convidam-nos a revisitar esta história partilhada, feita de movimentos, de encontros, de influências recíprocas, claro, mas convidam-nos também a refletir sobre a forma como continuam à modelar as nossas sociedades contemporâneas”.

“A história franco-portuguesa é verdadeiramente uma sequência de testemunhos, de experiência e de memória, que nós temos o dever, todas e todos os que trazem os dois países no coração, de transmitir às jovens gerações”.

Marie Christine Lemardeley lembrou ainda que este evento tem lugar no ano da Temporada Cruzada França-Brasil, “que conta com cerca de 100 eventos em Paris”, dos quais destacou o Carnaval de Paris, Paris Plage “que terá as cores do Brasil”, eventos em muitos dos teatros parisienses,…

À noite foi organizada mais uma Gala da CCPF nos salões nobres da Mairie de Paris com a participação de muitos artistas de origem portuguesa e brasileira.

Desde o Maire Jean Tibéri agora falecido, que a Mairie de Paris coorganiza um evento por ano dedicado à Comunidade portuguesa. Começou pela cerimónia de abertura do então Festival de Teatro Português em França, organizado pela CCPF, passando depois a ser organizado pela associação Cap Magellan, e regressando agora, desde o ano passado, a coorganização voltou para a Coordenação das Coletividades Portuguesas de França (CCPF).