Mensagem do Dia de Portugal do Novo Secretário de Estado das Comunidades


Transcrevemos na íntegra, a mensagem vídeo que o novo Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas publicou nas redes sociais por ocasião do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades portuguesas.

.

“Hoje celebramos o dia Portugal, o dia de Camões e, acima de tudo, o dia das Comunidades portuguesas. Eu diria até que é mais o dia da Nação portuguesa, nas suas múltiplas presenças, em todo o mundo.

É um orgulho para nós, em qualquer parte do mundo, quando dizemos que somos de Portugal e ouvimos esta frase fantástica: ‘os Portugueses são excelentes, é um povo trabalhador, um povo que se sabe integrar, é um povo que nós gostamos de ter na nossa terra’. Esta é a imagem que os nossos emigrantes transmitem, esta é a imagem que nos orgulha.

Como sabem, fui recentemente empossado como Secretário de Estado das Comunidades portuguesas. É uma honra, eu que tenho todo um historial de vida familiar ligado à diáspora, com emigrantes na América do Sul, na Venezuela, no Brasil, na França, toda a minha família de sangue vive atualmente em França, vive na Europa e por isso foi uma honra muito especial ter a oportunidade de trabalhar com a nossa Comunidade.

Para além da Comunidade tradicional, a Comunidade de emigrantes de que faziam parte dos meus pais, hoje é uma Comunidade com uma vida particularmente importante nos países onde estão, na comunidade científica, nos empregos qualificados, no setor empresarial, na cultura, no desporto… Hoje, ser português tem uma marca e é uma marca graças a vocês, Portugueses. Eu diria mais: que a facilidade de comunicação que hoje temos para nos deslocarmos no mundo, faz de Portugal já não apenas aquele retângulozinho, mas uma Nação. E hoje, fruto do desenvolvimento do nosso país, há um dado novo que nós queremos acentuar convosco: para além dos problemas correntes do dia a dia, de quem quer regressar, de quem se reformou, nós também queremos que aqueles que estão na sua força ativa de trabalho, também possam ter uma oportunidade em Portugal ou então, se quiserem continuar no estrangeiro, que se liguem à nossa terra.

Esta é a vontade do Governo, uma vontade genuína de trazer para Portugal os melhores, mas ao mesmo tempo, comunicar constantemente com os Portugueses que estão no estrangeiro.

Eu serei sim. Eu irei visitar-vos onde vocês estão. Eu irei procurar criar uma rede de contato permanente convosco, irei procurar saber os principais problemas, mas também os principais desafios e aqueles que se distinguem na sua Comunidade. Será esta a minha missão, será este, particularmente, o meu modo de agir com todos vós. Estarei disponível.

Eu gosto muito de conhecer tudo o que faço, eu gosto muito de me envolver profundamente em tudo o que faço e tenho a certeza de que vou consegui-lo fazer convosco.

Contem comigo, que eu conto convosco”.