Homenagem a Carlos Paredes nos jardins do Consulado de Paris por ocasião da Festa da Música


Este sábado, dia 21 de junho, por ocasião da Festa da Música, o Consulado Geral de Portugal em Paris vai organizar um concerto em Homenagem a Carlos Paredes, por ocasião do seu 100º aniversário.

O evento terá lugar nos Jardins do Consulado-Geral, pelas 16h30, e conta com a participação dos músicos Philippe de Sousa (guitarra portuguesa) e Fabrice Abrunhosa (viola), numa celebração da obra e legado de um dos maiores nomes da música portuguesa no coração de Paris.

Carlos Paredes foi um dos compositores e guitarristas portugueses mais importante de Portugal. Considera-se que transformou a guitarra portuguesa num símbolo da música tradicional e do fado.

Nascido em Coimbra, em 16 de fevereiro de 1925, Carlos Paredes quase nasceu a ouvir tocar guitarra já que o pai, Artur Paredes, já foi uma referência na arte de tocar este instrumento.

Até à sua morte, em 1990 “o mestre da guitarra portuguesa” desenvolveu uma técnica singular e inovadora, guardando uma atividade principal de funcionário num hospital de Lisboa. Lançou um primeiro disco em 1957, fez bandas sonoras para vários filmes, como por exemplo para “Os Verdes Anos”, de Paulo Rocha.

Militante do Partido Comunista Português desde o final dos anos 1950, chegou a enfrentar perseguições do regime salazarista, sendo inclusive preso pela PIDE.