AILD assina acordo para promover as termas de Portugal junto das Comunidades portuguesas


A Associação Internacional dos Lusodescendentes (AILD), o Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) e a Associação das Termas de Portugal (ATP) anunciam a assinatura de um protocolo de colaboração e parceria estratégica, que terá lugar esta quinta-feira nas Termas de S. Jorge, em Santa Maria da Feira. “Este acordo histórico visa essencialmente promover as termas de Portugal junto das vastas Comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo”.

A cerimónia de assinatura contará com a presença dos respetivos Presidentes das três instituições: Luís Pedro Martins, Presidente da Comissão Executiva do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Victor Leal, Presidente da Associação das Termas de Portugal e, Cristina Passas, Presidente da Direção da AILD.

“Este protocolo representa o culminar de um trabalho contínuo e dedicado desenvolvido ao longo dos últimos anos entre as três instituições” diz uma nota da AILD. Fruto de diversas reuniões de trabalho, este acordo solidifica a visão partilhada por Luís Pedro Martins, Presidente do TPNP, João Pinto Barbosa, Secretário-Geral da ATP e, José Governo, Diretor Executivo e Fundador da AILD, “que reconheceram a importância de estreitar laços de cooperação para valorizar o território, promover a cultura, fomentar a economia e reforçar o papel das Comunidades portuguesas como embaixadores globais de Portugal”.

O âmbito da colaboração delineado no protocolo foca-se na promoção do território do Porto e Norte de Portugal junto das Comunidades portuguesas, nomeadamente através da rede internacional da AILD. “Serão desenvolvidas ações para valorizar e divulgar os recursos endógenos da região, com destaque para as estâncias termais de Portugal, associando o turismo de saúde e bem-estar, natureza e turismo cultural”. As iniciativas conjuntas incluem a participação em eventos da AILD, como o “Obrigado e Boa Viagem”, a promoção de missões inversas com opinion makers, empresários e líderes comunitários nas comunidades portuguesas, e a divulgação da oferta turística, com especial ênfase para as estâncias termais, através dos canais institucionais da AILD, como a revista “Descendências Magazine”, entre outros.

Além disso, “as partes comprometem-se a articular e desenvolver ações concretas de promoção e divulgação das estâncias termais em Portugal junto das Comunidades portuguesas em todo o mundo. A cooperação será expandida para incluir a organização conjunta de debates temáticos sobre turismo, investimento e cultura, a identificação de oportunidades de sinergia entre empresas e Comunidades portuguesas e as soluções oferecidas pelo TPNP e ATP, e o fomento de negócios” diz a nota da AILD enviada ao LusoJornal.

O protocolo prevê ainda o apoio à dinamização de circuitos e rotas turísticas orientadas para as origens familiares dos lusodescendentes e a criação de conteúdos audiovisuais e editoriais para valorizar as marcas “Porto e Norte de Portugal” e “Termas de Portugal” junto da diáspora.

“Este protocolo, com duração inicial de 12 meses renováveis, visa consolidar a imagem de Portugal como um destino de excelência em termalismo e bem-estar, aproveitando o forte vínculo e a vasta rede da diáspora portuguesa para atingir um público global, visando ainda destacar, envolver e estreitar laços com as comunidades portuguesas espalhadas pelo mundo, dando-lhes também, a conhecer e a frequentar esta oferta das estâncias termais em Portugal” diz o comunicado divulgado hoje pela AILD.