Oscar Chevillard

“Les Bâtards Dorés” apresentam “Méduse” esta quinta-feira no Festival de Artes Performativas em Sintra


O coletivo francês “Les Bâtards Dorés” estará em Portugal, pela primeira vez para apresentar o espetáculo “Méduse”, esta quinta-feira, dia 4 de setembro, no âmbito do MUSCARIUM#11 – Festival de Artes Performativas em Sintra, organizado pelo TeatroMosca.

Duplamente premiado no Festival Impatience, em Paris, com o Prémio do Júri e do Público e apresentado, em 2018, no prestigiado Festival d’Avignon, onde foi considerado “um dos espetáculos-sensação daquela edição”, “Méduse” reabre o processo referente ao naufrágio da Medusa – um dos desastres marítimos mais infames do século XIX. A tragédia atraiu atenção internacional, não apenas pela sua importância política, mas também pelo sofrimento humano e significativa perda de vidas que envolveu. O episódio foi igualmente perpetuado na célebre obra “A Balsa da Medusa”, de Théodore Géricault.

Em “Méduse”, o coletivo francês encena um julgamento que dista 200 anos deste naufrágio: um duelo verbal onde se procura encontrar culpados, uma resposta, uma explicação para os acontecimentos e questiona se será possível formular um julgamento sem se ter vivido a experiência. A partir desse questionamento, a dramaturgia desmorona-se para dar lugar à performance e à experimentação. Longe da História e das suas versões oficiais, “Les Bâtards Dorés” mergulharão com o público no abismo.

Celebrando a francofonia, a décima primeira edição do MUSCARIUM contará ainda com mais dois espetáculos de companhias francesas, “éMOI” de Tiphaine Guitton, pela Petite Compagnie, e “L’Invention du Printemps”, pela La Tête Noire – La Compagnie.

Em 2025, o festival estende-se até à Alliance Française de Lisboa, onde decorrerá um encontro dedicado à criação teatral contemporânea francesa e onde poderá ser visitada a exposição “Micro-Folie”, uma experiência digital que junta mais de cinco mil obras de arte de diferentes instituições culturais.

O MUSCARIUM#11 decorrerá de 1 a 21 de setembro, em vários espaços do concelho de Sintra. A programação inclui espetáculos de teatro, dança, música, performance, debates, lançamentos de livros, conversas e encontros entre públicos e artistas.