Mugler apresentou ontem a primeira coleção criada sob direção de Miguel Castro Freitas


A marca de moda francesa Mugler apresentou ontem, na semana da moda de Paris, a primeira coleção criada sob direção criativa do português Miguel Castro Freitas.

A semana da moda de Paris que começou na segunda-feira, e na qual estão a ser apresentadas as coleções de mulher para a primavera-verão 2026, fica marcada pela estreia de uma dezena de criadores na direção de marcas como a Chanel (Matthieu Blazy), Dior (Jonathan Anderson) e a Mugler.

Miguel Castro Freitas foi anunciado no final de março como o novo diretor criativo da Mugler, sucedendo no cargo ao norte-americano Casey Cadwallader.

O criador português formou-se em design de moda na Central Saint Martins, em Londres, em 2004. Desde então, trabalhou em várias marcas de moda, entre as quais a Dior, a Yves Saint-Laurent, a Lanvin, a Dries Van Noten e a Sportmax.

A Mugler é a única marca de moda do grupo L’Óreal, dedicado sobretudo à perfumaria e cosmética, com exceção de uma participação minoritária na Jacquemus. O grupo L’Oréal adquiriu a marca, fundada por Thierry Mugler (1948-2022), em 2019.

No final de março, quando anunciou o novo diretor criativo da Mugler, a L’Oréal referiu que Miguel Castro Freitas “vive e respira o espírito” da marca.

“A sua profunda compressão do ADN da Mugler, a sua grande criatividade e o seu talento fazem dele uma escolha natural”, afirmou a presidente global da Mugler, Danièle Lahana-Aidenbaum, citada num comunicado divulgado naquela altura.

O criador português, citado no mesmo comunicado, dizia ser “uma honra” juntar-se à Mugler. “Como um dos maiores costureiros do século XX, Manfred Thierry Mugler reinventou o poder e os limites da moda. Juntamente com as equipas, estou muito feliz por trazer a minha visão, a minha história e a minha emoção a este legado monumental”, disse Miguel Castro Freitas, na altura.

A semana da moda de Paris decorre até 07 de outubro. O calendário oficial inclui mais de 70 desfiles, de marcas como Saint Laurent, Louis Vuitton, Lanvin, Rabbane, Balmain, Loewe, Givenchy, Hermès, Balenciaga, Valentino, Comme des Garçons, Chloé, Chanel, Ungaro, Miu Miu e Pierre Cardin.

Entre ontem e sábado, o Portugal Fashion terá, pela primeira vez em nome próprio, um ‘showroom’ em Paris no qual estarão representadas dez marcas, incluindo criadores consolidados e outros emergentes, do Programa Bloom Incubator, funcionando como “montra curada da diversidade da moda nacional”.

No ‘showroom’ estarão Susana Bettencourt, David Catalán, Nopin, Pé de Chumbo, Davii, Arieiv for Lo Siento, Maria Carlos Baptista, Veehana, Gonçalo Peixoto e DuarteHajime. Os dois últimos no âmbito de uma parceria com a ModaLisboa.