Manuel do Nascimento apresenta mais um livro em Paris “Aníbal Augusto Millaes/Milhais”


O escritor português radicado em França Manuel do Nascimento, vai apresentar no próximo dia 13 de dezembro, a partir das 16h00, na Casa de Portugal André de Gouveia, na Cidade universitária internacional de Paris, u novo livro intitulado “Aníbal Augusto Millaes/Milhais”.

Este é o sexto livro que o escritor e historiador autodidata dedica à participação do Corpo Expedicionário Português (CEP) na I Guerra mundial, ao lado dos Aliados, na Flandres francesa.

“Há quem diga que sobreviver a uma guerra é uma sorte. Seria o caso do Soldado Milhões?” lê-se num texto que anuncia esta apresentação da obra. “Em todas as guerras há sempre um herói”.

O soldado Aníbal Augusto Milhais, nasceu na aldeia de Valongo, no concelho de Murça, em Trás-os-Montes, e integrou o Corpo Expedicionário Português (CEP), tendo combatido na famosa Batalha de La Lys, no dia 9 de abril de 1918.

Tal como aconteceu para outras obras que o autor escreveu sobre este tema, Manuel do Nascimento baseia-se em feitos históricos e não hesita em questionar ou até revisitar certos discursos, “para melhor se aproximar da verdade”, explicando, no entanto que o faz “sem minimizar os méritos das pessoas implicadas”.

Até hoje, Aníbal Augusto Milhais é o único soldado rasa a ter recebido a maior condecoração militar portuguesa. Em sua honra, a aldeia de Valongo passou a chamar-se Valongo de Milhais, mas quando o condecoraram, foi-lhe dito “Tu és Milhais, mas vales Milhões” e, por isso, passou a ser conhecido como o Soldado Milhões.