LusoJornal | António Marrucho

Presidenciais’26: Mobilização para votar nunca vista nos Consulados de Portugal


A situação é tão rara que merece destaque. Um pouco por toda a França, nos Consulados de Portugal e nos Consulados Honorários onde há mesas de voto, há milhares de Portugueses que já votaram desde a manhã de sábado.

A fotografia aqui publicada mostra a afluência esta manhã no Consulado-Geral de Portugal em Paris, apesar das testemunhas dizerem ao LusoJornal que a espera é rápida e em poucos minutos exercem, sem problemas, o seu dever de voto.

Também temos tido testemunhos de forte afluência nos Consulados de Bordeaux, Marseille, Lyon, Strasbourg e Toulouse, assim como nos Consulados Honorários de Clermont-Ferrand, Nice, Montpellier, Orléans e Tours.

Continuam, no entanto, a ouvir-se protestos sobre o facto do Consulado-Geral de Portugal em Paris não ter aberto mesas de voto no Consulado honorário de Lille e no Escritório consular de Nantes.

Esta mobilização regista-se também nos outros países, com destaque particular para a Suíça onde afluência igual também nunca foi vista.

Para além dos eleitores que residem a poucos quilómetros dos Consulados, o LusoJornal tem testemunhado que eleitores se deslocaram de Lille e de Nantes ao Consulado de Paris, de Dijon ao Consulado de Lyon ou de Pau ao Consulado de Bordeaux, percorrendo várias centenas de quilómetros para exercerem o seu direito de voto.

Tradicionalmente os Portugueses têm votado pouco nestas eleições Presidenciais pelo facto de haver poucas mesas de voto, mas desta vez parece ter havido um “despertar democrático” que levou muitos mais portugueses do estrangeiro às urnas.