Companhia aérea SATA vai manter os voos entre Ponta Delgada e Paris


A companhia aérea açoriana SATA lançou esta semana a “Missão Açores” para privilegiar o reforço de voos do arquipélago para o continente no verão e descontinuar as rotas que “registaram menor desempenho”, prevendo realizar 800 voos semanais com origem e destino na região.

No documento sobre a Operação de Verão IATA 2026 da SATA, apresentado pela administração da empresa em conferência de imprensa, o grupo de aviação determina que o programa das duas companhias – Azores Airlines (que liga a região ao exterior) e SATA Air Açores (responsável pelos voos interilhas) – para a época alta vai estar “focado, sobretudo, no reforço das ligações entre o continente português e os Açores”, além de manter a “consistência das ligações à América do Norte”.

No Verão IATA 2026, a Azores Airlines e a SATA Air Açores vão assegurar “mais de 800 voos por semana com origem/destino” no arquipélago, conforme definido no documento apresentado esta semana, que destaca o aumento das ligações Ponta Delgada/Lisboa, Lisboa/Terceira e Porto/Ponta Delgada.

De 29 de março a 31 de outubro, a Azores Airlines vai realizar cerca de 270 voos semanais de e para os Açores, em 20 rotas, com recurso a nove aeronaves, sendo que “75% da capacidade será dedicada ao mercado doméstico”.

A SATA vai manter as ligações anuais de Ponta Delgada para Paris. Mas, segundo a operação, a primeira a cargo da nova Administração da SATA, a América do Norte vai ser um “mercado estratégico”, prevendo-se uma continuidade de voos para Boston, Toronto, Nova Iorque e Montreal.

O Conselho de administração da SATA realça também que não está previsto o recurso a ACMI (aluguer de aeronave com tripulação) durante a época alta, tratando-se de uma situação que só poderá “ocorrer para mitigar irregularidades operacionais e assegurar a continuidade do serviço de transporte aéreo na região”.