Dia 23 de março, Dia Mundial da Meteorologia


1842: Morre, aos 59 anos, o escritor francês Marie-Henri Beyle, Stendhal, autor de Le Rouge et le noir (1830) “Vermelho e o Negro”, La Chartreuse de Parme (1839) “A Cartuxa de Parma”, precursor do realismo e inspirador do “nouveau roman” do século XX.

1890: António José de Almeida, estudante universitário, futuro Presidente da República, publica no jornal “Ultimatum” o artigo “Bragança, o Último”, contra a monarquia, sendo decretada a sua prisão.

1919: Benito Mussolini funda, em Milão, o Movimento Fascista Italiano de Combate, que dará lugar ao Partido Fascista, em novembro de 1921.

1933: O Parlamento alemão, controlado pelo Partido Nacional-Socialista de Adolf Hitler, vota o estabelecimento da ditadura nazi, a extinção dos sindicatos e dos partidos políticos.

1935: Morre, aos 62 anos, a escritora e jornalista Ana de Castro Osório, autora de “Às mulheres portuguesas” (1905), fundadora da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas (1908) e o Grupo Português de Estudos Feministas (1907).

1972: Guerra do Vietname. Os Estados Unidos abandonam as negociações de Paris, acusando Hanoi de “falta de seriedade”, no esforço para a paz.

1991: Morre, aos 57 anos, o banqueiro Manuel Ricardo Espírito Santo.

1998: O filme “Titanic”, de James Cameron, conquista 11 Óscares da Academia de Hollywood.

2000: Começa a Cimeira de Lisboa da União Europeia, subordinada ao tema “Emprego, reformas económicas e coesão social – Para uma Europa da inovação e do conhecimento”.

2014: Morre, aos 48 anos, João Ribas, músico e vocalista da banda Tara Perdida.

2015: Morre, aos 84 anos, o poeta Herberto Helder. Em 1958 publica o seu primeiro livro ‘O Amor em Visita’ e, em 2014, o último ‘A Morte sem Mestre’.

2017: O Papa Francisco aprova o milagre que permite a canonização dos beatos Francisco e Jacinta Marto, dois dos “pastorinhos de Fátima”.

.

Este é o octogésimo segundo dia do ano. Faltam 283 dias para o termo de 2026.

Pensamento do dia: “Amei e continuarei a amar as matemáticas por não admitirem a hipocrisia nem a falta de objetividade”. Stendhal (1783-1842), escritor francês.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Não perca