Dia 23 de abril, Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor


1616: Data atribuída ao nascimento do poeta, dramaturgo e ator inglês William Shakespeare.

1904: Os Estados Unidos da América adquirem a companhia francesa do canal do Panamá.

1936: É criada a colónia penal para presos políticos no Tarrafal, da Ilha de Santiago, na Arquipélago de Cabo Verde, pelo Decreto-Lei 26539, emitido pela Presidência do Conselho e publicado no Diário do Governo nº. 94/1936. Os primeiros presos políticos chegariam a 29 de outubro.

1940: Morre, com 66 anos, o poeta simbolista Alberto d’Oliveira, que fundou com António Nobre a revista Boémia Nova.

1982: Tem início o mandato de Jorge Nuno Pinto da Costa como presidente do FC Porto.

1993: A jornalista Diana Andringa ganha o Prémio Fundação Luso-americana para o Desenvolvimento, com a reportagem televisiva “O Cônsul Injustiçado”, sobre o diplomata Aristides Sousa Mendes.

2003: A Comissão Europeia rejeita as propostas de reforma institucional da União Europeia apresentadas pelo presidente da Convenção, Valery Giscard D’Estaing, que defende, entre outras, a criação de presidente da União Europeia.

2013: A câmara baixa do parlamento francês aprova o projeto-lei que prevê o casamento civil e a adoção para casais do mesmo sexo. A França passa a ser o 14º país do mundo a reconhecer o casamento entre pessoas do mesmo sexo.

2025: A judoca Catarina Costa conquista a medalha de prata nos Europeus de Podgorica, Montenegro, onde perdeu com a francesa Shirine Boukli em -48 kg.

.

Este é o centésimo décimo quarto dia do ano. Faltam 252 dias para o termo de 2026.

Pensamento do dia: “A amizade sem humor não sabe ser tolerante”. José Cardoso Pires (1925-99), escritor português.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

Não perca