Antoine Launay é destaque da capa da edição desta semana do LusoJornal

O destaque do LusoJornal esta semana vai para o canoísta lusodescendente Antoine Launay, que foi selecionado para os Jogos Olímpicos de Tóquio, por Portugal. Antoine Launay é filho de mãe madeirense radicada em França, começou precisamente por representar a França, mas prefere agora representar as cores de Portugal.

Depois das eleições Legislativas, damos a notícia, claro, da vitória do Partido Socialista e da recondução de António Costa à frente do Governo, mas por enquanto, aguardam-se os resultados dos dois círculos eleitorais da emigração.

D. José Cordeiro, o Bispo de Bragança e Miranda vem a Paris este fim de semana para participar nas cerimónias religiosas do Santuário de Nossa Senhora de Fátima em Paris, e damos nota dos 30 anos do Instituto de língua e cultura portuguesa (ILCP) de Lyon. Conversámos também com Ana Catarina Ferreira uma jovem voluntária portuguesa, em missão no Musée de la Batelletie, em Redon, onde tem dado a conhecer a língua e a cultura portuguesa.

Em Cultura, estivemos no concerto de homenagem a Amália Rodrigues, no Trianon de Paris, 20 anos depois da morte da diva do fado. Participaram Joana Amendoeira, Teresa Tapadas, Duarte, Tereza Carvalho, Mónica Cunha e… Linda Suza. O concerto foi um sucesso, com sala cheia.

Anunciamos também os concertos de Ana Moura e António Zambujo na Maison des Arts de Créteil, e apresentamos Elsinha, uma jovem lusodescendente, professora de espanhol, que trocou uma carreira na Educação Nacional por uma carreira no mundo da música.

Luísa Semedo acaba de publicar o livro “O Canto da Moreia” sobre uma história africana em Portugal e fomos ao encontro da escritora brasileira Cláudia Nina.

Em Desporto, publicamos uma entrevista exclusiva com Mapril Batista, o novo Presidente do Lusitanos de Saint Maur, e entrevistámos também o novo guarda-redes do Nîmes, Lucas Dias, que jogou pela primeira vez na Ligue 1.

No campeonato National, o Créteil / Lusitanos conseguiu um empate em Bourg-en-Bresse e em Futsal, o Sporting Club de Paris sofreu uma grande derrota no dérbi parisiense.

Ler a versão impressa do LusoJornal aqui:

 

[pro_ad_display_adzone id=”29973″]