Concerto de Fado amanhã na Universidade de Saint Etienne evoca o guitarrista Carlos Paredes


Esta sexta-feira, dia 7 de fevereiro, o Departamento de português da Universidade Jean Monnet de Saint Etienne, o Instituto Camões e a Associação Cultural Portuguesa organizam mais um concerto de Fado, às 19h30, na Igreja Notre-Dame du Bon Secours, com os fadistas Maria Inês Graça e André Vaz, acompanhados à guitarra por Ricardo Martins e à viola por Bruno Davide.

O concerto é repetido no dia seguinte, sábado 8 de fevereiro, às 19h30, em Lyon (51ter rue de Saint Cyr) numa organização do Centro Internacional de Língua e Cultura Portuguesa (CILCP).

Ainda na Universidade de Saint Etienne, esta sexta-feira, a partir de 15h30, o Departamento de musicologia e o Instituto Camões organizam um encontro com o guitarrista Ricardo Martins, sobre “Carlos Paredes e a Guitarra portuguesa”, na Faculté ALL, site Denis Papin (salle A101).

Este não é o primeiro Concerto de Fado organizado pela Universidade Jean Monnet e Ricardo Martins (na foto) é recebido regularmente em Saint Etienne.

Maria Inês Graça é algarvia e começou a cantar Fado aos 12 anos. Já passou pelo The Voice Portugal e canta nas casas de Fado em Coimbra. André Vaz é lisboeta e também começou a cantar fado aos 8 anos, aliás ganhou a Noite de Fado juvenil quando tinha apenas 9 anos. Integrou o musical de Filipe La Féria sobre Amália Rodrigues e trouxe um “novo som” ao Fado tradicional com o seu primeiro álbum, “Fado”.

O guitarrista Ricardo Martins também é algarvio, de Faro, onde ainda vive. É considerado discípulo de Carlos Paredes e é um dos melhores guitarristas do país. Bruno Davide nasceu na Baixa da Banheira, mas também vive no Algarve, onde é enfermeiro. Tocou viola em vários grupos musicais, desde a música ligeira à música tradicional, mas também rock, rock sinfónico e jazz. Desde que descobriu o Fado, tem acompanhado grandes nomes do universo fadista.

Estes concertos são um importante suporte pedagógico para a Diretora do Departamento de português da Universidade Jean Monnet, Rosa Queirós-Fréjaville e para o Leitor do Instituto Camões, Pedro Oliveira.

Um dossier bastante completo foi distribuído aos alunos, para explicar o que é Fado, o que representa para Portugal e para o Mundo – já que foi inscrito, em novembro de 2011, na lista do Património imaterial mundial da Unesco – mas o dossier explica também quem foi Carlos Paredes, o virtuoso guitarrista que nos deixou em julho de 2004, mas que continua a ser considerado um dos melhores guitarristas de todos os tempos.