Condeixa-a-Nova recebe recriação histórica das invasões francesas no concelho

Donativos LusoJornal

 

O município de Condeixa-a-Nova, no distrito de Coimbra, recebe no sábado a quarta recriação histórica do confronto entre o exército de Napoleão e as tropas luso inglesas, ocorrido naquele concelho em 1811, aquando das invasões francesas.

A encenação vai decorrer na localidade de Fonte Coberta, no âmbito do projeto RE-EXISTIR – visitas performativas, promovido pela Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, em parceria com a Câmara de Condeixa-a-Nova.

Em comunicado, aquela autarquia explica que a recriação tem por base o episódio histórico ocorrido a 14 de março de 1811, em Casal Novo, quando a retaguarda do exército francês, na sua retirada de Portugal, foi atacada por tropas luso inglesas.

“No entanto, antes de aí chegarem fizeram todo um percurso pelo concelho, que teve outro momento trágico que foi o incêndio da vila de Condeixa-a-Nova”, refere a nota.

De acordo com o programa desta edição do “Circuito das Invasões”, o público partirá de autocarro da Praça do Município, pelas 10h30, para Casal Novo, onde a recriação histórica terá início pelas 11h00, seguindo-se um desfile pela aldeia da Fonte Coberta.

O passeio turístico parte depois para o Conimbriga Hotel do Paço, onde vai decorrer um almoço. Pelas 17h00 está prevista a apresentação do Grupo de Recriação Histórica de Condeixa, culminando a jornada com a exibição do filme/documentário “As linhas de Wellington”.

 

Cultura